OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

sábado, 27 de abril de 2013

II EXPOCAATINGA CONTINUA ATÉ A NOITE DESTE SÁBADO EM SUMÉ


A II ExpoCaatinga, exposição alusiva ao dia Nacional da Caatinga prossegue até este sábado, 27 de abril no Núcleo de Extensão Cultural (NEXT) e no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé. O evento que tem como tema “Tecendo Saberes – Interligando Práticas” tem como objetivo promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais.

A organização é do Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do CDSA, que disponibilizou no NEXT exposições em vários ambientes temáticos que ressaltam as potencialidades do Bioma Caatinga e no Campus de Sumé a realização de palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversas com agricultores e instituições que possuem experiências exitosas em relação ao desenvolvimento regional.

A programação deste sábado (27) inclui a visitação aos Espaços Temáticos (NEXT), das 8h às 12h e das 14h às 17h; apresentação do grupo de capoeira de Sumé, às 17h; apresentação da peça “Por que a Noiva Botou o Noivo na Justiça?”, do Grupo de Teatro do CDSA, às 17h30min e, da Banda Fanfarra Oxente (IFPB – Monteiro – PB), às 18h.

Às 19h será realizado o Encontro de Bandas com a Sociedade Filarmônica São Tomé (Sumé-PB) e Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira Brito (Monteiro-PB). Às 20h serão feitas as homenagens a Ambientalista Caatingueira 2013 (Eunice Braz – RPPN Fazenda Almas) e ao Ícone Artístico da Caatinga 2013 (Zabê da Loca). Já às 20h35min, apresenta-se o Coral Municipal de Camalaú e às 21h30min, João de Amélia – O Tesouro do Cariri.

A programação do evento será encerrada a partir das 22h30min com os shows musicais da banda Forró Gente Boa e de Antenor Cazuza com participação de Ágda Moura e Lara Moura na Praça José Américo.

Na manhã dessa sexta-feira, 26, além das visitações aos ambientes no NEXT, foram realizados no CDSA os minicursos “Manejo Alimentar Agroecológico para Caprino”, “Apicultura no Semiárido Brasileiro: Estratégias e Ações para o seu Fortalecimento”, “Curso de Desenvolvimento de Web Sites: Novas Perspectivas para o Semiárido Brasileiro” e, “Produção de Vinho Tinto em Escala de Bancada: Novas Perspectivas para o Semiárido Brasileiro”. Também foram realizadas as oficinas “Chocadeira”, “Larvário e Minhocário Alternativo”, “Manejo Agroecológico de Solos”, “Caldas Agroecológicas e Biofertilizantes”, “Educação Ambiental: Produção de Sabão Ecológico” e, “Produção de Polpas de Frutas na Agricultura Familiar”.

Na parte da manhã também aconteceu a palestra “Caatinga: Inovações e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável”, com o professor Daniel Duarte Pereira, da UFPB e INSA. À tarde, foram realizadas palestras sobre “Políticas Públicas na Agricultura Familiar”, “Recursos Genéticos Animais do Semiárido e sua Importância no Combate à Fome”, “Roda de Conversa: Agricultores (Experiências Exitosas no Semiárido Brasileiro)”, e por fim, uma “Roda de Conversa: Instituições (Experiências Exitosas no Semiárido Brasileiro)”.

O evento é realizado em parceria com vários atores e instituições relevantes no espaço local e regional e é coordenado pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda, coordenadora do LAEB.

Veja toda a programação no sítio eletrônico do CDSA: www.cdsa.ufcg.edu.br.

0 comentários:

Postar um comentário