OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

GRUPO EXPLODE MAIS UMA AGÊNCIA BANCÁRIA NO CARIRI; DESTA VEZ FOI A CIDADE DE BOA VISTA

|0 comentários
Mais uma agência bancária foi alvo da ação de bandidos na madrugada deste sábado (31). De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) de Campina Grande, um grupo explodiu um banco localizado no Centro de Boa Vista, no Agreste do estado. A polícia não sabe se eles conseguiram levar dinheiro do local.

De acordo com a polícia, testemunhas informaram que um grupo formado por vários  homens chegou à agência por volta das 3h30 em motocicletas e um carro. Após explodirem o banco, eles fugiram atirando por alto.

Após buscas, os policiais encontraram o carro utilizado pelo grupo na zona rural de São José da Mata, distrito de Campina Grande. Segundo a Copom, o veículo estava em chamas. Nenhum suspeito de participação no crime havia sido localizado até o início da manhã.

Uma pesquisa divulgada na semana passada aponta a Paraíba como o quinto estado no país com maior índice total de ataques a bancos no país. No primeiro semestre de 2013 o número de casos aumentou em 196,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.  O levantamento foi  elaborado pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

COM G1PB

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FLAGRANTE: POLÍCIA DIVULGA VÍDEO COM IMAGENS DO MOMENTO EM QUE VIGILANTE É MORTO EM CAMPINA GRANDE

|0 comentários
Foram divulgadas as imagens do circuito de segurança do estabelecimento onde Cícero Martins Sobrinho, de 53 anos, foi assassinado no final da manhã desta sexta-feira (30). Cícero trabalhava como vigilante de uma clínica odontológica localizada no Centro de Campina Grande, a 130 km de João Pessoa.

Segundo informações da polícia, dois homens armados e utilizando uma moto invadiram a clínica para cometer um assalto. O vigilante não reagiu. Um dos criminosos pediu que ele entregasse a arma, a mesma que foi utilizada para assassiná-lo com um tiro na cabeça, efetuado por um dos assaltantes. A vítima teve morte imediata.

O tenente coronel Souza Neto informa que os bandidos fugiram sem cometer o roubo e permanecem sem identificação, mas as autoridades estão fazendo rondas para encontrá-los.

A polícia vai utilizar as imagens das câmeras para localizar o acusado do homicídio.

AGORA POUCO: EM CAMPINA GRANDE SEGURANÇA É ASSASSINADO; A VITIMA É NATURAL DE BOA VISTA - PB

|0 comentários

Segurança da Eydental é assassinado a tiros durante a assalto em Campina Grande/PB; crime aconteceu agora há pouco, precisamente às 10:40. Na unidade da clínica que funciona próximo ao Teatro Municipal Severino Cabral; assaltantes conseguiram fugir, mas a PM já está na cola;

Ele trabalhava como segurança da unidade que funcionada na avenida Floriano Peixoto, no Centro de Campina Grande/PB, bem próximo ao Teatro Municipal;

Vitima fatal identificada apenas como Cícero, 32 anos, morador da cidade de Boa Vista/PB.

COM CEIÇA VIDAL

CASSAÇÃO: GALDINO INGRESSA COM RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO PARA ANULAR SENTENÇA DE JUÍZA

|0 comentários
Após ter o mandato cassado pela juíza da Comarca de Pocinhos, o secretário Chefe  do Governo do Estado (antiga Casa Civil), Adriano Galdino (PSB), deputado licenciado da Assembleia Legislativa, ingressou com um pedido de reconsideração da sentença com base na lei das improbidades. Segundo o parlamentar licenciado, a juíza não poderia emitir uma cassação sem que o recurso seja transitado e julgado.

“A juíza deu uma sentença com base numa ação transitada e julgada, mas essa ação ainda não foi transitada e julgada, o que foi transitado e julgado foi o recurso”, disse.

Ainda conforme o parlamentar, o outro recurso extraordinário ainda falta ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal e só depois do resultado desse julgamento é que alguma decisão pode ser emitida oficialmente. “Desta forma, a ação não foi transitada e julgada e portanto a juíza não poderia emitir a minha cassação, por isso nós ingressamos com um recurso de reconsideração dessa sentença, pois não posso ser punido sem que toda a ação tenha sido julgada, já que ela não produz efeito algum”, explicou.

Galdino disse ainda que está tranquilo e sereno sobre o desfecho do julgamento. “Estou absolutamente tranquilo, já ingressei com o recurso de reconsideração ainda na tarde desta quinta-feira e espero que até amanhã, sexta-feira, a juíza acate e reconsidere a sentença”, disse.

TRÊS VACAS AMOJADAS SÃO ABATIDAS NO MATADOURO PÚBLICO DE JUAZEIRINHO

|0 comentários
JUAZEIRINHO – Após denuncias dos vereadores de oposição sobre a imundície no matadouro público Municipal, pouca coisa mudou e a população continua a consumir carne bovina em condição de higiene precária.

De acordo com um servidor do próprio matadouro, que nos informou via celular, na tarde desta segunda-feira (26), 3 vacas amojadas teriam sido abatidas no local e a carne levada para ser comercializada no mercado público nesta terça (27), que é o dia da feira livre da cidade.

O funcionário nos informa ainda que dos bezerros retirados, 2 estavam já com pelo e outro na placenta da mãe.

Os bezerros foram jogados dentro de um tambor de lixo no local.



ARIANO SUASSUNA VOLTA A SER INTERNADO NO RECIFE

|0 comentários
RIO - Três dias após receber alta,o escritor paraibano  Ariano Suassuna voltou a ser internado no início da tarde desta quinta-feira no Real Hospital Português no Recife. Por telefone, a assessoria de imprensa confirmou a internação ao GLOBO, mas não revelou o motivo. Um boletim médico vai ser enviado à imprensa ainda nesta quinta.

O escritor, de 86 anos, deu entrada no hospital no dia 21 de agosto por causa de um infarto com “comprometimento cardíaco de pequenas proporções”, segundo os médicos  classificaram. Depois de passar por exames e ficar em observação na UTI por um dia, ele foi transferido para um quarto. Na última segunda-feira, ao receber a alta hospitalar, um boletim foi divulgado com as informações de que Suassuna deveria “prosseguir com o tratamento em domicílio, onde deverá permanecer em repouso por mais 40 dias".

Membro da Academia Brasileira de Letras e assessor especial do governo de Pernambuco, Ariano se divide entre as atribuições administrativas e a vida de intelectual. Além de trabalhar em mais um romance, ele tem percorrido o país com suas aulas espetáculo, e prestigiado a exposição “Ariano Suassuna-Arte como Missão”, projeto multimídia da Caixa Cultural, que já passou por três capitais (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza).

HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO EM SERRA BRANCA É ENCONTRADO ENFORCADO

|0 comentários
O agricultor Genilson Pereira da Silva, 29 anos, agricultor, residente na Rua Patrício Gomes, estava desaparecido desde a última segunda-feira, e só nesta quinta-feira (29) foi encontrado, por volta das 18h00, enforcado em uma árvore, nas proximidades do Açude Novo, localizado na Zona Rural de Serra Branca. 

O fato foi comunicado ao policiamento local pelo irmão da vítima, Marcos Pereira.

De imediato a guarnição comandada pelo cabo. Balbino atendeu o chamado e deslocou-se até o local e constatou a veracidade do fato ocorrido, foi feito o isolamento do local e informado a autoridade competente para serem tomadas as medidas cabíveis.

POLÍCIA PRENDE TRÊS ACUSADOS DE ASSALTO A BANDO DO BRASIL EM CIDADE DO CARIRI

|0 comentários
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Campina Grande, prendeu na madrugada desta quinta-feira (29) três pessoas acusadas da autoria do roubo ao Banco do Brasil da cidade de Caturité, ocorrido na madrugada da quarta-feira. Com o trio, os policiais civis ainda apreenderam três armas e dinamite.

Os detalhes sobre a ação da DRF serão dados em entrevista coletiva com a presença do delegado titular da especializada, Henry Fábio, e do superintendente da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), Marcos Paulo Vilela.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PARABÉNS !!! JOÃO PAULO DE FARIAS RAMOS APROVADO EM DOUTORADO

|0 comentários


JOÃO PAULO DE FARIAS RAMOS

PARABÉNS !!.. APROVADO EM DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 






CORPO DO EX-PREFEITO JUAREZ MARACAJÁ SERÁ SEPULTADO NESTA QUARTA-FEIRA NA CIDADE DE GURJÃO

|0 comentários

O corpo do ex-prefeito dos municípios de Serra Branca e Gurjão, Juarez Maracajá Coutinho, será sepultado nesta quarta-feira (28) na cidade de Gurjão, às 16 horas.

O corpo foi velado durante parte da manhã e tarde desta terça-feira (27) no Cemitério Campo Santo, em Campina Grande e no final da tarde foi conduzido à cidade de Serra Branca onde foi velado na Câmara de Vereadores durante toda a noite e madrugada desta quarta-feira.

Nas primeiras horas da manhã o corpo foi transferido para a cidade de Gurjão onde está sendo velado na Câmara Municipal e será sepultado às 16 horas, no Cemitério Municipal.

Juarez Maracajá estava com 82 anos e deixa sua esposa Nise Henriques Coutinho os filhos Fernando, Vandique, Juscelino, Juarez Filho, Henry e Nilzeide, Níobe, além de dezenas de netos e bisnetos.

Juarez Maracajá foi prefeito de Serra Branca por duas vezes; uma vez prefeito de Gurjão; vereador em São João do Cariri; presidente da AMCAP e chegou a ser 1º suplente de Deputado Federal. Ele também foi o fundador da Rádio IND FM.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

OUSADIA: ATAQUES A BANCOS NO ESTADO DA PARAÍBA TEM UM AUMENTO DE 196% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2012

|0 comentários
A explosão de um Posto de Atendimento Bancários (PAB) na Empasa em Campina Grande, e a um correspondente bancário de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, totalizaram a nona investida criminosa contra bancos na Paraíba em agosto.

No ano já foram contabilizadas 96 ocorrências, sendo 35 explosões (15 no Banco do Brasil, 2 na Caixa, 17 no Bradesco e 1 no Santander), 28 arrombamentos (9 no Banco do Brasil, 8 no Bradesco, 8 no Santander , 1 no Itaú, 1 no HSBC e 1 na Caixa), 13 assaltos (6 no Bradesco, 4 no Banco do Brasil, 1 no Santander, 1 na Caixa e 1 no Itaú), 11 tentativas de assalto/arrombamento/explosão (4 no Banco do Brasil, 5 no Bradesco e 2 no Santander) e 8 saidinhas de banco (2 no Bradesco, 2 na Caixa, 4 no Santander).

Os dados são da 5ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com apoio técnico do Dieese, a partir de notícias da imprensa, estatísticas de Secretarias de Segurança Pública (SSP) e informações de sindicatos e federações de vigilantes e bancários.

O levantamento foi coordenado pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, da Federação dos Vigilantes do Paraná e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR). O número de casos certamente foi ainda maior devido à dificuldade de levantar informações em alguns estados e pelo fato de que muitas ocorrências não são divulgadas pela imprensa.

Os números alcançaram 1.484 ocorrências em todo país no primeiro semestre de 2013, uma média assustadora de 8,24 por dia, o que representa um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Desses casos, 431 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, e 1.053 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos. No primeiro semestre de 2012, foram registrados 1.261 ataques, sendo 377 assaltos e 884 arrombamentos. São Paulo é o estado que mais uma vez lidera o ranking, com 334 ataques. Em segundo lugar aparece de novo Minas Gerais, com 170, em terceiro o Paraná, com 118, em quarto a Bahia, com 117, e em quinto a Paraíba, com 95.

A CNTV e a Contraf-CUT encaminharam cópia da pesquisa para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, solicitando uma audiência para discutir os ataques a bancos e as medidas para proteger a vida das pessoas. Também foi enviada a pesquisa nacional de mortes em assaltos envolvendo bancos, lançada pelas duas entidades sindicais em julho, apontando a ocorrência de 30 assassinatos em todo país no 1º semestre deste ano.

6ª CAVALGADA DE SÃO JOÃO DO CARIRI RECEBE GRANDE NÚMERO DE VAQUEIROS E FIÉIS

|0 comentários
Com um lindo pôr de sol e várias homenagens póstumas a 6ª Cavalgada, seguida de “Missa dos Vaqueiros” recebeu um grande número de vaqueiros e fiéis de toda região do Cariri Paraibano.

Partindo da Fazenda Barbosa (do saudoso Luiz Heleno) um dos homenageados, a Cavalgada seguiu em procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, aonde um grande público espera para a missão.

No evento foram lembrados nomes de vários vaqueiros já falecidos, bem como, admiradores do esporte de vaquejada, a exemplo de: Zé Chicó, José Brandão(Dedé de Ricardo), Antônio Bezerra, Zé Juvino, Edson Borges, José Queiroz Vicente(Zezinho da Nair), Zé Rodrigues, Tertuliano, dentre outros. Após a missa foi servido um sopão aos vaqueiros.

A cidade já respira o clima de festa, pós no próximo dia 31 terá início a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira de São João do Cariri.

TELEFONE CELULAR DA PARAÍBA TERÁ NOVE DÍGITOS A PARTIR DE DEZEMBRO DE 2015

|0 comentários
A partir de dezembro de 2015, os números dos aparelhos celular da Paraíba terá o nono dígito.  a regra atinge também Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Hoje  (25), números de celulares do interior paulista que operam nos códigos DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 precisam acrescentar o 9 antes do número para realizar ligações. A mudança atinge oito regiões de São Paulo.

Até o dia 3 de setembro, porém, as chamadas feitas com 8 dígitos continuarão a ser completadas. A partir do dia 4 de setembro, as operadoras não são mais obrigadas a completar ligações sem o nono dígito, mas uma mensagem vai informar aos clientes sobre a necessidade dele. A partir de 3 de dezembro, essa mensagem também deixa de ser obrigatória.

A implementação vai aumentar em quase duas vezes e meia a capacidade de habilitação de linhas de telefonia celular na região, segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a agência, os oito dígitos permitem hoje o registro de um total de 296 milhões de linhas de celular (37 milhões para cada um dos 8 DDDs). Com o nono dígito, essa capacidade sobe para 720 milhões (90 milhões por DDD). Atualmente, estão ativos cerca de 30 milhões de celulares entre os códigos 12 e 19.

O custo para a implantação do nono dígito no interior de São Paulo, incluindo campanha para informar a população, é de R$ 98 milhões e vai ser pago pelas operadoras de telefonia.

Cronograma do nono dígito

A Anatel começou a implementar o nono dígito para celulares em julho de 2012, na área de código DDD 11, que inclui a cidade de São Paulo. Essa medida foi motivada pelo crescimento da base de assinantes do serviço.

Para efeito de padronização, porém, a agência decidiu por implantar o nono dígito no restante do país. O cronograma prevê a exigência no interior de São Paulo a partir deste domingo. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, a obrigação vale a partir de 27 de outubro.

Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito começa a valer para nos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. Por fim, até 31 de dezembro de 2016, o nono dígito começa a ser obrigatório no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.

PARAÍBA GANHA UNIDADE DE TRATAMENTO DE ÁGUA

|0 comentários
O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou, nesta sexta-feira (23), da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel/Sudene), em Maceió.

Na ocasião, foi lançado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o projeto piloto de ‘Tratamento da Água – Operação Carro-Pipa’.

Ainda no encontro foram apresentados pelos governadores os problemas que cada Estado vem atravessando em consequência da seca e os programas desenvolvidos pelos gestores para tentar minimizar os efeitos da estiagem.

Durante a reunião, Ricardo falou sobre a seca na Paraíba e ressaltou os investimentos do Governo do Estado em ações para minimizar os efeitos da estiagem.

“Eu penso que é fundamental estruturar a atividade para que ela consiga passar por essa crise profunda. A situação do semiárido é muito difícil, estamos entrando em outro ciclo de seca. É fundamental que possamos aprofundar algumas medidas, a exemplo da questão dos poços. Um plano de interação emergencial para todos os estados do Nordeste, para que os governos possam agir e fazer com que as pessoas saiam dessa grave situação que se encontram. Na Paraíba estamos realizando obras estruturantes. Amanhã (neste sábado) vamos assinar mais uma ordem de serviço de uma importante adutora que vai beneficiar a Cidade de Pocinhos e o distrito de São José da Mata. O governo está realizando 738 quilômetros de adutoras, um investimento através do PAC Estiagem”, afirma o governador.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ressalta a necessidade de projetos de longo plano.

“Nossa mata sofreu uma mudança climática evidente nos últimos anos. Precisamos de mais economia, refazer os arranjos produtivos, a agricultura familiar. A necessidade de uma visão mais larga e a longo plano. Entendemos que esse colegiado pode ser um espaço de empoderar esse debate”, defendeu Eduardo Campos.

Projeto “Tratamento da Água”

A ação tem o objetivo de garantir a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento de água no semiárido. Com o investimento de R$ 35 milhões, o projeto beneficiará mais de 460 mil pessoas em todos os estados do Nordeste. A água a ser tratada é a distribuída pela Operação Carro-Pipa na região do semiárido.

Como funciona

Cada estado será atendido por uma unidade móvel e indicará a localidade onde o projeto deve ser instalado.

As unidades ficarão próximas aos mananciais que abastecem os veículos da ‘Operação Carro-Pipa’. Nestes locais, os motoristas serão identificados automaticamente e receberão a água já tratada e pronta para o consumo humano.

Monitoramento

Será possível, em tempo real, observar todo o processo de tratamento da água, comprovando sua qualidade e o volume abastecido em cada carro-pipa. O sistema de informação do projeto – que utiliza energia solar – permitirá que sua gestão funcione integrada ao monitoramento e rastreamento da Operação Carro-Pipa, atualmente já realizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, destacou a importância do encontro. “Estamos aqui para melhorar boas ideias praticadas e para trabalhar os problemas do Nordeste, a exemplo das sequelas da seca”, pontua.

Já o superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Paes Landim, destacou que o desenvolvimento do Brasil passa pelo desenvolvimento da região Nordeste.

Também participam da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) os governadores: Cid Gomes (Ceará); Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte); Jackson Barreto (Sergipe); Wilson Martins (Piauí); além de representantes do governo de Minas Gerais, Bahia; Exército Brasileiro; Associação Brasileira de Municípios; Banco do Nordeste do Brasil; Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio; representantes do setor do álcool e açúcar, deputados e senadores da região Nordeste.

Ricardo esteve acompanhado do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

Transposição

Antes da reunião da Sudene, o governador Ricardo Coutinho acertou com o ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra, sua visita à Paraíba nesta segunda-feira (26), quando assinará a Ordem de Serviço para início das obras da meta 3 leste da transposição do Rio São Francisco, as 15h30, na cidade de Monteiro.

sábado, 24 de agosto de 2013

COLUNA: ALGO SOBRE.. O GOVERNO DO MENOS

|0 comentários
COLUNISTA SUETONIO FARIAS
A gestão petista, conhecida pela gestão das Bolsas, está mudando de nome. Agora, passa-se a se chamar Governo do Mais.

Na ilusão de que o Programa Mais Médicos solucione os problemas da saúde pública, o governo Dilma tem em vista lançar mais um programa do Mais; trata-se de um programa denominado Mais Professores. A ideia do projeto é atrair profissionais da educação para atuarem em lugares com carência de docentes, mais precisamente nas regiões Norte e Nordeste.

Todos estão testemunhando a cruel forma de recompensa destinada aos profissionais da saúde, pois o pagamento dos médicos não se dará de forma direta, antes, o governo brasileiro enviará a quantia de R$ 10.000,00 (por profissional) para o governo cubano, para que de lá se pague aos médicos. Ou seja, dessa quantia os profissionais receberão, talvez, metade.

Foi como já disse, essa Dilma pensa que o povo é besta. Ela acha que não se sabe que se trata de uma conchavo com o amiguinho cubano, uma ajudinha de amigo. Todos sabem muito bem que o PT tem um forte laço amistoso com a ilha cubana. Disso, os 4 mil médicos cubanos trabalhão, levando em consideração a profissão, basicamente por uma esmola.

Você deve está se perguntando: onde entra a questão do programa Mais Professores? Então, lá vamos nós!

Do mesmo modo que o programa Mais Médicos, o programa Mais Professores será uma medida paliativa, ou melhor frustrada, de alavancar o desenvolvimento educacional do país. Os professores não serão atraídos por uma Bolsa, mas sim por condições dignas e por reconhecimento da nobre função que desempenham, nobre não apenas, mas necessária.

Uma das profissões que mais atraía os jovens era a de professor, agora é a que menos causa interesse, pois as pesquisas mostram que mais de 70% dos professores estão insatisfeitos com a profissão, número este justificado pela falta de salário satisfatório, pela falta de segurança, pela falta de atenção dos governantes, enfim pela falta.

Para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo, quase 50% dos professores alegaram querer abandonar a profissão por medo da constante violência nas escolas. Esse fato fez emergir um projeto de lei que tramita na Câmara paulista, tendo como teor tratar a função do magistério como ofício de alta periculosidade, ocasionando um aumento de 30% sobre o valor recebido. Que vergonha! A função de professor não é uma função de risco, é uma função de sapiência e formação social, não de periculosidade.

Não é isso que o magistério almeja. O que se quer de verdade e unicamente, é que os discursos políticos deixem de ser discursos e passem a ser algo substancial, concreto.

Isto posto, o programa Mais Professores estará longe de solucionar a carência de professores no Brasil, pois não é pela mendicância de uma Bolsa do governo que essa lacuna será preenchida, muito menos pelo engodo de projetos messiânicos.

Tome nota! O governo petista de tanto fazer o programa do Mais, acabará por, no fim, ser o governo do Menos.

COMERCIANTES E PREFEITURA REÚNEM-SE PARA COBRAR MAIS SEGURANÇA EM BOA VISTA

|0 comentários
Comerciantes de Boa Vista, região metropolitana de Campina Grande, reuniram-se na manhã de hoje (23) com representantes do poder executivo municipal para debater providências que possam ser tomadas quanto à segurança pública.

Na Câmara Municipal de Boa Vista estiveram reunidos o prefeito Edvan Pereira Leite, o procurador do município Franklin Medeiros e o oficial da polícia civil Feliciano Gomes com comerciantes de todos os seguimentos da cidade.

O município de Boa Vista, assim como a grande maioria dos municípios paraibanos, vem sofrendo com a insegurança cotidianamente e com ondas de assalto ao comércio e residências.

Os comerciantes levaram à reunião as preocupações e relatos de casos de assalto e insegurança generalizada na região. Foram questionados pontos como a criação de guarda municipal, a cobrança de efetivo constante de policiais militares, a instalação de câmeras de monitoramento e diversas outras ações.

O procurador do município, Franklin Medeiros, lembrou que a criação da guarda municipal não surtirá muitos efeitos "já que os integrantes da guarda civil municipal não poderão portar arma de fogo e restringem-se à segurança do patrimônio público local" revelou.

O prefeito de Boa Vista confirmou que desde o início de sua administração enviou à Secretaria do Estado de Segurança Pública ofício solicitando efetivo e atuação permanente no município.

"Realizamos um convênio onde são destinados mais de 30 mil reais para aluguel de casa, alimentação, combustível e manutenção de viaturas para que PMs permaneçam na cidade, mas nem sempre temos essa presença policial" afirma Edvan Pereira Leite

O chefe do executivo municipal lembrou que na próxima semana estará em reunião com o Comando Geral da PM no Estado cobrando providências e levando os ofícios e documentos elaborados pelos comerciantes para que sejam realizadas ações urgentes e constantes.

O representante da Polícia Civil informou que não pode fazer o policiamento ostensivo e que sozinho não consegue garantir segurança para toda população de Boa Vista, contudo a instalação de câmeras de segurança ajudará bastante.

"As câmeras bem posicionadas ajudam e muito o trabalho da polícia, a prefeitura já garante recursos para a presença policial na cidade e se tiverem essas câmeras muito poderá ser feito e elucidado" revela Feliciano Gomes.

O prefeito em conjunto com alguns comerciantes levantará os custos e necessidades para a instalação de câmeras nos principais pontos da cidade e nas próximas reuniões será informada sobre a viabilidade do projeto.

Nos próximos dias será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de representantes de secretarias estaduais, da PM, PC, executivo municipal, comerciantes e população boavistense para que a área de segurança pública seja sempre bem resguardada.

SÃO VICENTE DO SERIDÓ E OUTROS MUNICÍPIOS DO CURIMATAÚ E SERIDÓ PARAIBANO RECEBERÃO MÉDICOS CUBANOS

|0 comentários

A Paraíba tem 27 cidades entre as que devem receber os médicos cubanos que atuarão no programa Mais Médicos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22). Nessa primeira etapa, 400 profissionais de Cuba serão distribuídos em 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum brasileiro ou estrangeiro inscrito na seleção.

De acordo com o Ministério da Saúde, as cidades da Paraíba que podem ter médicos cubanos nesta etapa são: Aguiar, Baraúna, Belém, Bernardino Batista, Boa Ventura, Brejo dos Santos, Damião, Desterro, Gado Bravo, Juru, Nova Olinda, Olho D'Água, Pedra Lavrada, Picuí, Santa Cecilia, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Joca Claudino, São Francisco, São José de Princesa, São José dos Cordeiros, São Vicente do Seridó, Serra Grande, Sossego, Taperoá e Teixeira.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na quarta-feira (21) termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do ano.

Nesta primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.

A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.

Brasileiros e estrangeiros

Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e  quatro estrangeiros.

Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do governo federal, 29 deles serão contemplados pelos médicos que se inscreveram.

LUIZ COUTO FALA EM CRIME DE EXTERMÍNIO E PEDE JUSTIÇA PELO ASSASSINATO DO VEREADOR DÉA

|0 comentários
O deputado Luiz Couto (PT-PB) manifestou na quinta-feira (22/8), do plenário da Câmara Federal, condolências aos familiares e amigos do vereador de Serra Branca, Geraldo Caetano de Araújo (PSD), assassinado na noite do último dia 21.

Luiz Couto, que estendeu o seu sentimento de pesar aos integrantes da Câmara Municipal e à população serrabranquense, lamentou o fato e disse que é importante que se faça justiça. “Este meu apelo é também dos estudantes e amigos do Déa, como era conhecido o parlamentar, que postaram na rede social o pedido por justiça”.

O deputado esteve participando nesta sexta-feira (23) do Programa Fala Paraíba e disse que o assassinato do vereador Déa era crime de extermínio, queima de arquivo e que tem muita gente envolvida.


MINISTRO FERNANDO BEZERRA CONFIRMA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO EM MONTEIRO

|0 comentários
Prefeita Edna Henrique recebeu na manhã desta sexta-feira, 23, a confirmação através do cerimonial do Governo do Estado da Paraíba, sobre a vinda do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, ao município de Monteiro, para assinatura da ordem de serviço das obras de Transposição do Rio São Francisco, no município.

A gestora monteirense informou que o evento será um grande marco para a história do município e para o Nordeste brasileiro que por muitos anos espera que esse sonho se torne possível.

Ela acrescentou que o município de Monteiro estará de braços abertos para receber as obras e prestará total apoio.

O evento será realizado no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, nesta segunda-feira, 26, a partir das 15h00.

IMUNDÍCIE NO MATADOURO PÚBLICO DE JUAZEIRINHO É DESTAQUE NA MÍDIA ESTADUAL

|0 comentários
A comissão de fiscalização formada por vereadores, visitou na última segunda-feira (19) as instalações do matadouro público Municipal para averiguar denuncias da população com relação a higiene e constatou a imundície do local onde se abate animais para comercializar a carne na cidade e na região, que vai direto para a mesa de milhares de pessoas.

Estavam presentes, o presidente da comissão de fiscalização, Jorge Ramos, Lila Morais (PR) e o presidente da Câmara, Joselito Cavalcante. O matadouro não tem higiene tampouco fiscalização e animais são abatidos e levados para comercialização no mercado público da cidade que vive a mesma situação de abandono e sujeira.

Até restos de animais em estado de decomposição foi encontrado pelos vereadores no matadouro, além de fezes e lama, vermes e água imunda. Não foi encontrado no local, médico veterinário responsável por examinar e inspecionar o abate de animais.

A presença de um profissional deste tipo é obrigatório por Lei, pois permitiria diagnosticar possíveis agentes transmissores de doenças. Ou seja, as normas sanitárias para a manipulação da carne bovina não estão sendo respeitadas no matadouro público de Juazeirinho.

Outro fato que chamou a atenção da comissão permanente de fiscalização da Câmara, foi o estado deplorável no qual os funcionários trabalham e manipulam o abate da carne, que manipulam as vísceras e fezes dos animais sem o uso devido de equipamentos de proteção individual (luvas, capacetes, óculos de proteção, roupas adequadas e botas).

Repercussão estadual

O descaso ganhou repercussão Estadual e a TV Borborema, filiada do SBT em Campina Grande, deu amplo destaque ao assunto, mostrando, inclusive, fotos dos desmandos ocorridos no matadouro.

A prefeita, Carleusa Marques (PTB), instada a prestar esclarecimentos, inicialmente se esquivou e o seu pai, o deputado Estadual, Carlos Dunga (PTB), disse que ela não iria falar sobre o assunto.

Porem depois de muita insistência dos profissionais da TV Borborema, a gestora concedeu entrevista. Paralelamente, uma equipe da Prefeitura começou a fazer uma limpeza no matadouro.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TÉCNICO PARAIBANO É CONVOCADO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-17

|0 comentários
Paraíba, sim senhor! O basquete paraibano vem crescendo a cada ano, não só pelos expressivos resultados alcançados pelas seleções e equipes locais, mas também pelo prestígio dado aos profissionais que atuam fora das quatro linhas. Dessa vez, a boa notícia que chega é a convocação do técnico Adriano Lucena para a Seleção Brasileira Feminina Sub-17.

As meninas do Brasil irão participar do Campeonato Sul-Americano na cidade de Latacunga, no Equador, e iniciarão a fase de preparação com programação já definida:

25/09 a 15/10 – Fase de treinamento (Santa Bárbara D’Oeste/SP)

16 a 20/10 – Torneio amistoso (A definir no Brasil ou fora)

21 a 27/10 – Campeonato Sulamericano (Latacunga/Equador)

Formado em Educação Física na Universidade Federal da Paraíba, Adriano Lucena atualmente é professor de basquete do Colégio Motiva (JP), do Esporte Clube Cabo Branco e da Faculdade Maurício de Nassau e tem um currículo repleto de experiência e conquistas. Destaque para os títulos conquistados na 1ª Divisão das Olimpíadas Colegiais do Brasil 2006, do Campeonato Brasileiro Feminino de Base Infanto-juvenil, grupo Nordeste, em 2007 e do Campeonato Brasileiro Feminino de Base juvenil, grupo Nordeste, em 2007 e 2008.

Ele ainda foi auxiliar técnico da Seleção Universitária Brasileira nos mundiais do Japão (1995) e Espanha (1999), além de trabalhar nas Seleções Brasileiras Sub-18 (2006), Sub-15 (2008) e Sub-16 (2009).

Sobre essa nova experiência, o técnico Adriano Lucena agradeceu a oportunidade: “Estou muito feliz de voltar à seleção e sou muito grato a Deus por me proporcionar isso, e também aos meus atletas, pois os resultados obtidos através deles me colocam nessa posição”.

OPERAÇÕES APREENDEM TV'S, MICRO SYSTEM E PLAYSTATIONS EM PENITENCIÁRIAS DA PARAÍBA

|0 comentários
Uma operação de segurança denominada ‘Alfa’, realizada nesta quarta-feira (21), na Cadeia Pública do Município de Alagoinha, no Agreste Paraibano, apreendeu diversos produtos eletrônicos, drogas e armas que estavam sob posse dos presidiários.

Dentre os equipamentos, os destaques seguem para três playstations, pen-drives, aparelhos de rádio, televisão, micro system e DVD’s, além de armas brancas e drogas (54 papelotes de maconha).

A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado - SEAP, através da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário – GESIPE e o Grupo Penitenciário de Operações Especiais – GPOE cumpriram a operação que ocorreu durante todo o dia e foi motivada por solicitação da juíza da Comarca de Alagoinha, Inês Cristina Selbmann.

O Secretário de Administração Penitenciária Wallber Virgolino, determinou a instauração de sindicância administrativa para apurar conivência de algum servidor.

Ainda nesta quarta-feira (21), agentes penitenciários lotados no Presídio do Roger, sob a coordenação dos diretores David, Lincon e Bruno, realizaram a ‘Operação Bravo’, onde foram apreendidos 12 telefones celulares, 03 armas brancas e maconha.

As ações desenvolvidas fazem parte do cronograma baixado pela Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado – SEAP, visando moralizar o Sistema Prisional Paraibano e desarticular possíveis núcleos criminosos existentes em algumas Unidades Prisionais.

Segundo o secretário Wallber Virgolino: “A determinação do governador é agir de forma contundente, disciplinadora e repressiva de Cabedelo a Cachoeira dos Índios. onde houverem unidades prisionais na Paraíba”.

É NESTE SÁBADO: 6ª CAVALGADA E MISSA DOS VAQUEIROS EM SÃO JOÃO DO CARIRI

|0 comentários

* CONCENTRAÇÃO DOS VAQUEIROS ÁS 14:30 NA FAZENDA BARBOSA ( FAZ. DO SAUDOSO LUIZ HELENO)
* INICIO DA CAVALGADA AS 15:45 COM DESTINO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS MILAGRES, ONDE SERÁ CELEBRADA A MISSA PELO PADRE JOÃO JORGE DA PAROQUIA JUAZEIRINHO.

*APOS A MISSA SERÁ SERVIDO UM SOPÃO PARA TODOS OS VAQUEIROS, EM SEGUIDA HAVERÁ UMA RIFA (SORTEIO) DE UM CAVALO E UM BODE.

* O EVENTO CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE JOÃOZINHO ABOIADOR

* A COMISSÃO ORGANIZADORA AGRADECE A TODOS QUE ESTÃO CONTRIBUINDO DIRETO OU INDIRETAMENTE PARA ESSA REALIZAÇÃO TRADICIONAL E PEDE POR FAVOR AOS SENHORES VAQUEIROS QUE VENHAM CARACTERIZADOS E TRAGAM CHOCALHOS E BERRANTES. 

* HAVERÁ AINDA UM BOLÃO DE VAQUEJADA NO PARQUE DANIEL.

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL ESTARÁ EM MONTEIRO PARA AUTORIZAR OBRAS DO EIXO LESTE DA TRANSPOSIÇÃO

|0 comentários
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, estará na próxima segunda-feira (26) na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, para assinatura da ordem de serviço do Lote 3, do eixo Leste da Transposição das águas do Rios São Francisco, no sentido Paraíba/Pernambuco. A informação foi confirmada nessa segunda-feira (19) pelo senador Vital do Rêgo (PMDB).

Segundo Vital, a ordem de serviço assinada pelo ministro é referente ao último lote que faltava no projeto, que beneficiará o eixo Leste da Paraíba até o final de 2014, com 100 KM de água. “Todos os lotes estão funcionando. Só restava este, que a assinatura da ordem de serviço foi uma conquista da Comissão e as obras serão iniciadas pelo município de Monteiro”, declarou o senador, afirmando que em 2015 todos os lotes estarão concluídos, garantindo 200 km de água para o Estado.

O senador atribuiu também o sucesso para a retomada do projeto e a assinatura do último lote, do eixo leste, com o início das obras na Paraíba ao empenho do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN), que teve a iniciativa de realizar a Caravana da Seca no Nordeste, que percorreu vários municípios paraibanos e reivindicou urgência na execução das obras da Transposição na Paraíba.

“Foi uma ação de todo Estado contra a seca. Em busca de ações emergenciais para amenizar este problema. Os deputados saíram em caravana e elaboraram um documento, que serviu muito para a Comissão Externa de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco pedir prioridade na execução das obras para atender o semi-árido paraibano”, afirmou o senador.

A Paraíba é o Estado que terá o maior número de reservatórios contemplados com as melhorias na infraestrtura hídrica. Ao todo, serão recuperados cinco açudes no Eixo Leste e 16 no Eixo Norte do Projeto São Francisco. Na Paraíba, serão revitalizados os açudes de Acauã, Boqueirão, Coremas, Lagoa do Arroz, Mãe D´água, Poções e São Gonçalo. Já no Rio Grande do Norte, serão recuperados os mananciais de Açú, Arapuá, Pau dos Ferros e Santa Cruz. O Ceará contará com revitalização de seis açudes: Banabuiú, Castanhão, Lima Campos, Orós, Prazeres e Quixabinha. Em Pernambuco, serão quatro reservatórios contemplados: Barra do Juá, Chapéu, Poço da Cruz e Entremontes.

Como afirmou o parlamentar peemedebista, as águas da Transposição do Rio São Francisco poderão chegar à Paraíba ainda no final do segundo semestre do próximo ano. A previsão é de que toda obra seja concluída em 2015. Segundo ele, o ministro Fernando Bezerra, reconhece que existem obras paradas e que as interrupções atrasaram a transposição, mas garantiu que os esforços estão concentrados no sentido de evitar atrasos e cumprir com os prazos estabelecidos.

“Uma prova disto é a assinatura desta ordem de serviço na próxima segunda-feira que garantirá o início das obras do último lote que estava faltando para conclusão do projeto”, comentou Vital do Rêgo.

DEPUTADO ATACA SECRETÁRIA E ABRE CRISE NA BASE DO GOVERNO NA ALPB

|0 comentários
O deputado estadual João Henrique (DEM) acusa a secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, de ser conivente com fraudes na secretaria. Durante entrevista concedida a um programa de rádio nesta quarta-feira (21) ele disse que vai “levar o caso às últimas consequências”, chamando a secretária de “irresponsável e conivente com a corrupção na Quinta Regional de Educação”.

João Henrique afirma na mesma entrevista que Márcia Lucena Ela “foi advertida [por ele] sobre os desmandos e que ela tem conhecimento dos roubos e imoralidades que são praticadas na regional.” O deputado lembrou também que esperou “um posicionamento do Governo e que a secretária deveria estar na cadeia".

Márcia Lucena nega que tenha sido notificada sobre alguma denúncia feita por João Henrique e ainda disse que ele deveria se preocupar em buscar recursos para a região, algo que não fez, além de chamá-lo de “homem de pouca inteligência”. 

Para acamar a situação, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSDB), interveio e disse que as reclamações do democrata se devem a uma diferença política do parlamentar com o diretor da Regional de Educação do Cariri.

EXECUÇÃO: VEREADOR DE SERRA BRANCA É ASSASSINADO A QUEIMA ROUPAS COM 4 TIROS

|0 comentários
Um crime bárbaro chocou a população de Serra Branca no final da noite desta quarta-feira (21). O vereador Déa, de Serra Branca, que também é proprietário de uma lanchonete localizada em frente ao colégio estadual Senador José Gaudêncio, foi morto a queima roupa em seu próprio quiosque.

Segundo informações apuradas pela redação, um homem até o momento não identificado lanchou no estabelecimento e na hora de pagar a conta, colocou a mão no bolso e sacou um revólver. Ele disparou quatro tiros contra o vereador e boa parte deles na cabeça, configurando assim uma execução.

Déa não resistiu e morreu na hora. O criminoso saiu de cara lisa a pé, da mesma forma que chegou, e na esquina uma moto o esperava para a fuga.

A Polícia Militar foi rapidamente informada e neste momento viaturas de várias cidades do Cariri estão fechando as entradas que dão acessos aos municípios circunvizinhos a fim de capturar o assassino. O Instituto de Medicina Legal também foi acionado e está a caminho de Serra Branca.



A comoção na cidade é grande e não se sabe ainda o que teria motivado o crime. Segundo apurou com exclusividade nossa equipe, o criminoso foi visto no estabelecimento do vereador um dia antes.

O vereador Déa foi reconduzido a Câmara de Vereadores de Serra Branca neste ano de 2012.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CONCLUÍDA OBRAS DO ABATEDOURO DE AVES EM MONTEIRO

|0 comentários
O Governo do Estado da Paraíba e parceiros, concluíram a alvenaria do Abatedouro de Aves de Monteiro. A próxima etapa inclui a instalação dos equipamentos e a ligação de energia elétrica e água, que já estão sendo providenciadas.

De acordo com o Plano de Negócio elaborado pelo Sebrae, inicialmente o empreendimento vai abater 2 mil aves/dia (5.000 kg), devendo paulatinamente, atingir o abate e beneficiamento de 6 mil aves/dia.

O abatedouro tem a participação do Projeto Cooperar e do Programa Empreender-PB, envolvendo recursos da ordem de R$ 330 mil, que acrescido das contrapartidas locais atingem mais de R$ 500 mil.

“Este projeto beneficia mais de 100 associados da Cooperativa dos Avicultores do Estado da Paraíba, organização que está sendo estruturada, com apoio do Cooperar, Sebrae e Emater”, destaca o coordenador estadual do Cooperar, Roberto Vital.

A cooperativa vai assumir a gestão comercial do empreendimento. Por sua vez, a Associação dos Avicultores (AVAL), responsável pela captação financeira e construção do abatedouro, vai ter ação voltada para o sistema criatório que vai viabilizar o funcionamento do abatedouro.

ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS EM TAPEROÁ; MOTOCICLISTA ESTAVA NA CONTRAMÃO E ACABOU COLIDINDO COM CAMINHÃO PIPA

|0 comentários
Mais um grave acidente é registrado na manhã desta segunda-feira (19), dois jovens perderam a vida na PB 238 nas proximidades do Sítio Panati zona rural de Taperoá.

Os dois jovens estavam na contramão numa motocicleta em alta velocidade e colidiram com um caminhão que faz parte da Operação Pipa do Exército. O motorista do caminhão tentou desviar, acabou capotando e se evadiu do local.

O neto de Dona Pinosa conhecido por Fabiano morreu no local e o outro foi levado para o hospital  mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e acabou falecendo.

COM PARAÍBA CENTRAL

RICARDO INAUGURA PRIMEIRO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO PAÍS DENTRO DE PRESÍDIO

|0 comentários

Apresentações culturais com a participação de apenados e homenagens marcaram a solenidade de inauguração do Campus Universitário Avançado do Serrotão, uma iniciativa realizada por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, e do reitor da UEPB, Rangel Júnior, entre outras autoridades. Ao final da solenidade, foram entregues simbolicamente viaturas e armas para os agentes penitenciários.

Em seu pronunciamento, o governador Ricardo Coutinho enfatizou que a Seap, junto com a UEPB, promovem algo que marca, não só na história do Estado da Paraíba, mas a história do sistema prisional brasileiro. “Este é um empreendimento revolucionário, e nós precisamos fazer muitas revoluções neste país. A ousadia de uma universidade aqui da Paraíba, que sai da sua sede normal, perpassa seus muros e vem pisar num terreno que não é fácil, me conquista, eu gosto da ousadia humana. Outra coisa muito importante é que para a reinserção de uma pessoa na sociedade, após cumprir uma pena, tem que necessariamente ter um emprego, para não voltar ao mundo do crime, e para ter este emprego, tem que ter qualificação”, ressaltou.

Ricardo Coutinho comentou que no ano passado, a Paraíba reduziu em 8% o índice de homicídios, sendo o Estado que mais reduziu no Nordeste. “Com ações como esta de hoje, estamos transformando barris de pólvora em lugares de humanização. Por isso, a Seap está sendo respeitada e isso é resultado do trabalho do secretário Wallber Virgolino e de toda a sua equipe”, completou.

O secretário da Seap, Wallber Virgolino, por sua vez, falou da sua visão sobre a iniciativa: “Hoje é um dia que eu estou muito feliz, porque estamos materializando um sonho com a inauguração deste campus avançado da UEPB, que era uma determinação do governador Ricardo Coutinho e virou realidade por meio de uma parceria que vem dando certo, entre a Seap e a UEPB, além do esforço conjunto de toda a equipe envolvida no projeto. Também gostaria de ressaltar outros importantes projetos de ressocialização que estamos desenvolvendo, a exemplo da remissão de pena através da leitura e o Projovem Urbano para unidades de João Pessoa e Campina Grande, que serão estendidos para outras regiões do Estado”.

O reitor da UEPB, Rangel Júnior, também falou do início das atividades. “Os cursos não beneficiarão apenas os reclusos, mas os agentes penitenciários e todos os funcionários do Complexo Serrotão. Os reeducandos inicialmente farão cursos básicos para que futuramente se tornem aptos a cursar disciplinas do Núcleo Básico de Cursos Superiores, ainda a serem definidos”, revelou.

Algumas ações educativas já estão em pleno funcionamento na Penitenciária Regional Raymundo Asfora (Serrotão), a exemplo do projeto “Biblioteca Itinerante”, que leva os livros até as celas. Sobre os programas, o diretor da unidade, Manoel Eudes Osório, ressaltou que o presídio tem a capacidade de atender 80 reclusos estudando em cada turno. “Temos hoje em funcionamento a escola fundamental de alfabetização e um curso de informática básica, com 60 horas. No final deste curso, será implantado o curso de garçom, com 200 horas”, adiantou.

O campus avançado da UEPB do Serrotão conta com oito salas de aula e um auditório, onde serão realizados cursos, palestras e atividades culturais para os reeducandos. A universidade dentro do sistema prisional também contempla o Presídio Feminino, que está incluído no complexo penitenciário do Serrotão, com salas de aula, auditório e berçário, além de um ateliê destinado à confecção de bonecas de pano, a biblioteca, brinquedoteca.