OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

JOVEM GURJÃOENSE PARTICIPA DE EVENTO DO GOOGLE E TEM PROJETO SELECIONADO

|0 comentários
O jovem Bueno Aires, natural da cidade de Gurjão, está participando de um evento global de empreendedorismo social promovido pelo Google. Ele foi selecionado depois de desenvolver um aplicativo que beneficia diretamente as pessoas que perderam a visão ou que já nasceram assim, como também idosos ou pessoas com visão reduzida.

O Startup Weekeend Change Makers Google acontece simultaneamente em seis cidades ao redor do mundo Rio de Janeiro, Maceió, Goiânia, Recife, Guarulhos e Tokyo entre os dias 27 e 29 de março. O aplicativo desenvolvido pelo jovem caririzeiro funciona em conjunto com um aparelho que emite alertas aos portadores de deficiência visual e será financiado pelo Google e por outros investidores.

“Um exemplo prático de utilização do aplicativo seria em semáforos. O aparelhinho fica no semáforo emitindo sinal, quando um portador se aproximar automaticamente ele vai ser alertado se o sinal está fechado ou não” relata Bueno que ainda informou que o aplicativo serve para alertar os portadores de possíveis riscos, como sinal fechado, rampas, escadas e até mesmo para o uso comercial de lojas em shoppings ou aeroportos.

O projeto Visão auditiva 2.0 foi selecionado entre milhares de ideias de jovens que foram enviadas para o evento. Durante 54 horas jovens empreendedores, desenvolvedores, designers, líderes sociais e mentores estarão reunidos para apresentar soluções que combinem a força do empreendedorismo e da tecnologia para a resolução de problemas sociais.

Bueno não fez curso na área de tecnologia, mas por seu talento com aplicativos chamou atenção de dois pesquisadores da cidade de São Paulo que desenvolveram a ideia inicial do Visão auditiva 2.0 e contaram com a contribuição do jovem caririzeiro com relação a parte tecnológica. Trata-se do pesquisador da USP Marcel Stefan, que vai para um congresso na Índia para defender seu doutorado e Carlos Ribas, que ressaltam o quanto Bueno veio agregar valor ao projeto. “Nós apostamos na ideia dele e acreditamos que o projeto dele tem um apelo social muito forte e pode contribuir com as pessoas que possuem deficiência visual minimizando o problema da locomoção e oferecendo mais independência a esse público”.

O gurjãoense relatou a nossa reportagem a felicidade em estar participando do evento. “É como seu eu tivesse ganhado na “loteria” porque são 120 projetos e só são selecionados os melhores.Eu tive a sorte de ter um mentor muito bom, ele quem me mostrou o caminho. Tenho certeza que serão os três melhores dias da minha vida, vou representar Gurjão e a Paraíba aqui” afirma. O aplicativo de Bueno já está patenteado e passou pela fase de validação do evento ficando entre os 43 escolhidos para o financiamento.


De Olho no Cariri - Roberta Lucena

JOVEM TERIA USADO FACEBOOK PARA AMEAÇAR EXPLODIR ESCOLA E MATAR 17 CRIANÇAS NA PARAÍBA

|0 comentários
Um jovem foi denunciado na polícia suspeito de postar mensagens no Facebook com ameaças de que iria explodir uma bomba para matar 17 alunos de uma escola de São Francisco, no Sertão, a 429 quilômetros de João Pessoa. A postagem foi removida do perfil do rapaz, mas as aulas dessa sexta-feira (27) foram suspensas na instituição. Até o começo da tarde deste sábado (28), ele era procurado.

Após as postagens, a polícia local disse que recebeu denúncias de várias pessoas que ficaram assustadas com a possibilidade de uma tragédia. Os pais dos alunos foram a escola buscar os filhos e retirá-los da instituição com medo.

A Companhia de Polícia Militar em São Francisco atendeu ao chamado das pessoas e localizou a casa do suspeito. O rapaz mora na cidade e, segundo os pais dele, teria problema psiquiátrico e sofreria de esquizofrenia. Os pais teriam informado aos policiais que ele teria se recusado a tomar o medicamento de uso contínuo; apesar disso, o jovem não foi encontrado em casa.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Sousa na noite dessa sexta-feira (27) para que as providências sejam tomadas. Segundo a Polícia Civil, a delegada que deve dar procedimento ao caso, na segunda-feira (30), é Patrícia Fernandes.

No Facebook, o jovem pode ter excluído a postagem relatada em denúncias, mas colocou outras mensagens que, por meio de comentários, indicavam o que ele teria escrito anteriormente.

"Tô correndo risco de vida", postou. No comentário, uma pessoa escreveu: "A gente só planta o que colhe não foi vc que ia matar 17 crianças..." (sic).

Em outra postagem, o jovem disse que um hacker teria invadido a conta dele no Facebook.


PORTAL CORREIO



ZONA RURAL É ATENDIDA COM LIMPEZA DE BARRAGENS PELA PREFEITURA DE GURJÃO

|0 comentários

Os reservatórios como barragens, açudes e barreiros de todo o município de Gurjão estão sendo recuperados pela Prefeitura através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura.

Todo o maquinário da administração está sendo usado nessas recuperações, inclusive as máquinas do PAC como retroescavadeira e caçamba. A respeito de algumas críticas de que as máquinas não estariam sendo utilizadas, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Orlando Júnior acusa os que dizem que esses equipamentos estão parados de não conhecerem o sistema de acompanhamento dos serviços das máquinas. “Quem fala é porque não tem conhecimento nem de como acompanhar os serviços das máquinas, porque, veja bem, nós temos um sistema colocado nas máquinas que acompanha as horas trabalhadas durante o tempo desde que chegaram aqui. É só verificar quantas horas trabalhou no horímetro”, explicou.

Ainda de acordo com o Secretário as máquinas do PAC trabalharam, até o dia 13 de março, 1300 horas pela retroescavadeira, 690 horas pela motoniveladora (patrol) e a pá carregadeira funcionou por 360 horas. “Essa diferença é que as máquinas não chegaram no mesmo momento e também às vezes há necessidade mais de uma do que de outra, por exemplo, a retroescavadeira neste momento é mais necessária pela questão de recursos hídricos como abertura de cacimbas”, continuou.

A caçamba e o carro-pipa, que têm suas atividades contadas por quilometragem, percorreram 12.200 e 13.300 quilômetros respectivamente.

Na preparação para a chegada das chuvas e o fim da estiagem, o município aumentou sua capacidade hídrica com a abertura de mais de 20 cacimbas e limpeza de várias barragens nas comunidades a exemplo de Riacho Salgado, Quixaba, Cipriano, Riacho do Rei e Estreito. A Prefeitura também está realizando uma grande operação de limpeza do Açude Municipal, principal reservatório do município que abastece toda a cidade.

DELEGACIA DE SOLEDADE É INCENDIADA

|0 comentários
O prédio onde funciona a delegacia de Polícia Civil da cidade de Soledade, no Seridó Paraibano, foi alvo de uma tentativa de incêndio na madrugada deste sábado (28).

De acordo com informações, a polícia ainda não tem nenhuma pista de que teria motivado o incêndio, mas trabalha com a hipótese de que a ação seja criminosa.

Devido às chamas, o portão que dá acesso à entrada principal da delegacia foi atingido , mas não foi destruído. O fogo não se alastrou para a parte interna do prédio.

A perícia foi acionada para apurar as circunstâncias do ocorrido, para em seguir emitir um laudo com os detalhes do incêndio.

SERRA-BRANQUENSE É PRESO PELA PRF TRANSPORTANDO DROGAS

|0 comentários
O apenado Alan Lino da Costa, residente no Bairro dos Pereiros, próximo ao Campo do Vasco em Serra Branca, no Cariri Paraibano, foi preso em flagrante quando viajava de Serra Branca a Campina Grande, por volta de meio dia deste sábado, 28, e transportando maconha, cocaína e crack.

O mesmo vinha como passageiro de um carro alternativo, quando foi parado no posto da Polícia Rodoviária Federal, na Farinha (em Pocinhos) e foi detido.

De acordo com agentes de Investigação da Policia Civil, Alan Lino, ele já respondeu pelo crime de homicídio em Campina Grande, mas foi absorvido, e responde atualmente por outros crimes como ameaça, injuria e consumo de drogas em Serra Branca, aonde vem cumprindo pena em regime semiaberto.

Alan Lino foi conduzido para a cadeia de esperança, mas será transferido para Pocinhos.

DE OLHO NO CARIRI

PREFEITURA DE GURJÃO FAZ LIMPEZA DE AÇUDE PUBLICO

|0 comentários
Enquanto as chuvas não chegam a Prefeitura de Gurjão se prepara aumentando a capacidade de seu maior manancial, o Açude Municipal, através de limpeza e retirada de material do seu interior.

O Açude Municipal de Gurjão passa pela estiagem prolongada sofrendo com total ausência de água, impossibilitando o seu uso para abastecimento da cidade. Com isso, o fornecimento de água para a população é feito através da Adutora do Congo, sistema que apresenta diversos problemas e a falta de água é constante no município. Para complementar o sistema, a Prefeitura tem feito parceria com a Cagepa no sentido de instalação de poços artesianos dentro do Açude para abastecimento da cidade.

Além da instalação dos poços, a Prefeitura trabalha no Açude Municipal fazendo a sua limpeza com a retirada do barro, o que aumenta consideravelmente a sua capacidade hídrica. Neste período de escassez de chuvas as máquinas podem trabalhar sem muitas dificuldades dentro do manancial o preparando para receber as águas do próximo inverno.

Para a limpeza do açude estão sendo usadas máquinas do PAC e outros equipamentos que já eram propriedade do município antes do kit do PAC vindo do Governo Federal através do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Gurjão, Orlando Júnior, essas máquinas têm trabalhado muito em todo o município e no Açude Municipal tem feito o serviço de limpeza que é o maior benefício do local “o maior benefício que está ficando lá é o acúmulo de água que vamos ter com certeza, não sei se agora ou breve, mas vamos ter com certeza. É importante uma parceria porque nós vamos aumentar a capacidade com a retirada desse material”, comentou o secretário.

Uma boa parte do material retirado do açude está sendo usado para recuperação das estradas vicinais que cortam o município.

quinta-feira, 26 de março de 2015

DIA 05 DE ABRIL VOCÊ VAI DANÇAR E CURTI MUITO FORRÓ EM SÃO JOÃO DO CARIRI

|0 comentários

terça-feira, 24 de março de 2015

MENOR MORRE DEGOLADO POR FIO DE ALTA TENSAO

|0 comentários

Um adolescente de 16 anos, que é residente no sitio Baraúnas no município de Camaláu no Cariri, morreu degolado, no início da noite desta segunda-feira (23), em um acidente de trânsito entre as cidades de São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro.

Ele estava em cima de uma carga de algaroba, em um caminhão, e foi degolado pelo um fio de alta tensão. O menor morre no local.

A rede de alta tensão atravessa a PB 264, e leva energia para uma residência que fica do lado. O motorista do Caminhão permaneceu no local até a remoção do corpo.


ACUSADA DE HOMICIDIO NO RIO E PRESA NO CARIRI

|0 comentários
Policiais Civis do Cariri paraibano prenderam uma mulher acusada de homicídio qualificado e por ocultação de cadáver no Sítio Malhada da Roça, em São João do Cariri.

Paula Ramos Leandro Fernandes de Oliveira é acusada de ter participação no assassinato de uma mulher em 2014, no Rio de Janeiro. Na época, o caso ganhou repercussão nacional, quando a acusada foi vista em filmagens juntamente com outras três pessoas, carregando pela via pública um corpo esquartejado dentro de um saco e empurrando em um carrinho de mão.

Paula Ramos não resistiu à prisão e foi encaminhada para delegacia de Polícia de São João do Cariri, e em seguida, foi levada para cadeia pública daquele município, onde se encontra a disposição da justiça.

PARAIBANOS PODEM TROCAR LIXO ELETRONICO POR DESCONTO NA CONTA DE LUZ

|0 comentários
Aparelhos eletrônicos que vão para o lixo podem ser utilizados para que se obtenha descontos na conta de energia elétrica. O projeto intitulado 'Conta Cidadã', integra a ideia de Eficiência Energética da Energisa e foi divulgado nesta terça-feira (23). Veja abaixo os materiais aceitos e os locais onde eles devem ser entregues.

De acordo com a assessoria da Energisa, aparelhos sem utilidade, como calculadoras, micro ondas, ventiladores, computadores, celulares, entre outros podem ser entregues em qualquer posto de coleta de João Pessoa, Campina Grande e unidades móveis que percorrem todo o estado. 

Para fazer a troca e ganhar o desconto, basta ir até um dos postos de coleta do projeto munido do cartão de cadastro no Conta Cidadã ou de sua conta de energia elétrica mais recente.

Além do desconto, os clientes contribuem com a reciclagem desses materiais que são destinados ao descarte ecológico por empresas especializadas na reciclagem de resíduos eletrônicos. O projeto prevê a coleta de 15 toneladas de lixo eletrônico em João Pessoa e Campina Grande, nos próximos 30 dias. 

A concessionária orienta que o usuário entre em contato por meio do telefone gratuito ou acesse o site da Energisa para esclarecer dúvidas e consultar postos de coleta.

Para encontrar o posto de coleta mais próximo acesse www.energisa.com.br ou ligue para 0800 083 0196. 

Veja abaixo os materiais aceitos:
Material de informática
CPU
Monitor
Impressoras/Copiadoras/Scaner
Notebook/Laptop
Periférico(teclado, mouse, caixa de som)
No break/Estabilizadores
Leitor de CD/DVD
HD
Floppy drive
Fonte
Roteadores/Switch
Centrais telefônicas


Eletroeletrônicos
TV
Aparelhos de som
Vídeo cassete/Aparelhos de DVD/Receptores de Sinal de tv
Ar condicionado
Micro ondas
Ventiladores
Calculadoras
Conversores diversos
Celulares/Telefones
Ipod/Tablet/Ipad
Liquidificador
Aspirador de pó
Batedeira
Lavadora de roupa
Secadora de roupa
Lavadoura de prato
Enceradeira
Filmadoras
Maquina de fotografia
Secretária eletrônica
Balança eletrônica
Cd player
Walkman
Motores
Transformadores
Inversor


Veja os postos de coleta:

CidadeBairroEndereçoReferênciaDiaHorário
1João PessoaCruz das ArmasAv. Cruz das ArmasNo estacionamento do supermercado BeMais de OitizeiroSegunda à sexta-feira 
Sábado
08h às 17h 
07h às 11h
2João PessoaJaguaribeFeira de JaguaribeProximo ao CEFETQuarta e sexta-feira Quarta 08h às 16:00/ Sexta 08 às 16:30
3João PessoaBessaR. Dr. Francisco de Assis Câmara DantasNa Casa Shalon, em frente ao colégio Pio XITerça-feira08h às 16h
4João PessoaColinas do Sul (Gervásio Maia)Rua da Pedra do ReinoNo CREI Luzia da TaipaQuinta-feira09h às 15h
5João PessoaManaíraR. Manoel Bezerra CavalcanteNa praça Silvio PortoQuarta e quinta-feiraQuarta 08:30 às 16:30/ Quinta 08:30 às 16:00
6João PessoaBancáriosR. Efigênio Barbosa SilvaEstacionamento do supermercado BeMais, próximo ao cursinho PolígonoSexta-feira08h às 16h
7João PessoaMandacarúR. João de Brito Lima MouraEm frente ao CRC, antes da linha do tremSegunda e terça-feira08:30h às 16h
8BayeuxMario AndreazzaRua Nivaldo DominguesNa sede da associação de moradores do Mario AndreazzaSegunda-feira (quinzenal)
Inaugurado em 26/08
08h às 15h
9BayeuxComercial NorteRua ProjetadaEm frente a Associação ComunitáriaSegunda-feira (quinzenal)
Inaugurado em 24/11
09h às 15h
10João PessoaAlto do MateusAv. Col. Joca VelhoPraça das MangueirasQuinta-feira09h às 16:30
11João PessoaValentinaRua Pedro Nolasco de Menezes FilhoNa sede da associação dos moradores da Comunidade Cidade MaravilhosaSexta-feira08:30 às 14:30
12João PessoaIlha do BispoAvenida RedençãoAssociação Comunitária Índio PiragibeSegunda-feira08h às 16:30
13João PessoaBessaAv. Afonso PenaPosto KennedyTerça-feira09h às 15h







ENERGISA BORBOREMA (CAMPINA GRANDE E REGIÃO)
CidadeBairroEndereçoReferênciaDiaHorário
1Campina GrandeBodocongóR. João Sérgio de AlmeidaNa feirinha de BodocongóSegunda à sexta-feira09h às 15h
2Campina GrandeLiberdadeR: Odon Bezerra esquina com R: Severino PimentelEm frente a Coprint CopiadoraSegunda à sexta-feira09h30 às 15h30
3Campina GrandeJosé PinheiroR. Marineira Agra com a R. Silvia JardimProx. a nutricarnesQuarta, Quinta e Sexta-feira10h às 16h
4Campina GrandePresidente MédiceRua João Cavalcante de ArrudaEm frente a SABSegunda e terça-feira10h30 às 16h30
6Campina GrandeSAB CinzaRua:Cláudio B. Lima esq Stênio Mozart B. LimaNa rua da associação dos moradores do BairroSegunda-feira08:30h às 14:30h
7Campina GrandeCatoléR. Luiza MottaAo lado do shopping Luiza MottaTerça e Sexta-feira10h às 16h
8Campina GrandeMalvinasAv. Plínio LemosMercado público Artur Freire Figueiredo (Mercado das Malvinas)Quarta-feira09h às 15h

ACIDENTE GRAVE NO CENTRO DE SUME; ENVOLVE 15 VEICULOS

|0 comentários
Aconteceu nesta terça-feira (24),por volta das 11h35 um acidente envolvendo 5 pessoas em Sumé. O acidente envolveu 15 veículos 7 carros e 8 motos. Um caminhão carregado com Tijolo vinha descendo a Avenida 1º de Abril em Sumé, na extensão da BR 412, quando lhe faltou freio e saiu provocando um grande acidente. De acordo com informações o motorista vinha na F400 placa MXL 3142 – de Equador/RN estava gritando que o veículo estava sem freio.

O caminhão bateu em frente a Prefeitura de Sumé, e os funcionários pensaram que era estrutura estava desmoronando, mas quando saíram perceberam que na verdade o foi o acidente. Fotos atestam que até motos ficaram embaixo de alguns dos veículos atingidos. Felizmente, ninguém ficou gravemente ferido, mas alguns tiveram ferimentos e foram conduzidos para o Hospital Alice Almeida em Sumé. O motorista da F400 se evadiu do local do acidente.


sexta-feira, 20 de março de 2015

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICIPIOS DO CARIRI DIZ QUE DIVIDA SERA HONRADA

|0 comentários
O presidente da AMCAP (Associação dos Municípios do Cariri Paraibano), Fernando Queiroz, explicou a condenação em fase de execução relacionada à entidade representativa dos municípios da região. Segundo ele, a condenação foi ocasionada em gestões anteriores da AMCAP, mas a entidade vai honrar com o valor que lhe foi imposto e para isso está mobilizando os prefeitos a se filiarem e salvarem o órgão.

Luís Carlos, secretário executivo da AMCAP, explicou que na gestão do ex-prefeito Zé Carlos Vidal, uma profissional de comunicação foi contratada para fazer a divulgação das ações do órgão, mas sua carteira de trabalho não foi assinada, pensando o ex-gestor que seria apenas prestação de serviço.

Em 2014, antes mesmo da eleição do prefeito Fernando Queiroz para a presidência da AMCAP, a Justiça condenou o órgão, mas só agora bloqueou a conta bancária para pagamento da ação.

O atual presidente Fernando Queiroz disse que está mobilizando a filiação de novos gestores do Cariri e pretende brevemente pagar essa dívida. Segundo ele, a entidade segue com suas atividades normalmente e fará dos obstáculos instrumentos de superação e reerguimento.

VITRINE DO CARIRI

UMA NOVA CIDADE SENDO CONSTRUIDA. GURJAO, AMOR DE CIDADE

|0 comentários
Gurjão ganha nova cara com a atual administração. Com dois anos de atuação, a gestão Amor de Cidade tem configurado uma cidade renovada, com prédios modernos e funcionais.

Com um desejo de construir prédios novos, o Prefeito Ronaldo Queiroz explica que o município estava com quase todos os prédios públicos sucateados, necessitando reforma. Essas reformas estão sendo feitas e, muito mais que cal e tinta, o governo está ampliando, adaptando às novas exigências e necessidades.

Todos os esforços para cuidar dos imóveis públicos são facilmente perceptíveis pela população e visitantes. Como exemplo dessa nova cara que a cidade de Gurjão ganha citamos a sua primeira rua asfaltada. Parte da Avenida Antônio Coutinho ganhou pavimentação asfáltica permanente. A via, que se torna pista de dança durante as festividades do tradicional evento Bode na Rua, sofria constantemente com a necessidade de reparos em um piso feito de cimento queimado.

Outras ruas ganham atenção da Prefeitura que, através da Secretaria de Infraestrutura, melhorou o tráfego de veículos com a inclusão de retornos e maior número de acessos na Rua Teixeira de Freitas, facilitando o percurso de quem usa essa rua que dá acesso ao Ginásio Municipal e à estrada que liga Gurjão a Santo André. Melhor locomoção também está sendo promovida através da retirada e diminuição de canteiros em algumas ruas do centro, o que tem aumentado a largura dessas ruas.

Na Praça Central, uma grande obra foi a recuperação do Anfiteatro Duca Ivo de Moraes com a troca de todo o seu telhado, substituído por ter sido condenado ao ser comprovado o perigo de desabamento da estrutura. Hoje, uma cobertura sólida e moderna embeleza o local.

Em 2015, Gurjão passa por uma verdadeira transformação nas estruturas de seu atendimento em saúde. A cidade que contava com apenas uma unidade de saúde, ganhou em seu último aniversário, dia 2 de janeiro, a entrega de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Inácio Alves Caluête. O prédio abriga o centro de fisioterapia amplo e completo, com todo os equipamentos necessários para as atividades. Também um laboratório de análises clínicas funciona no local novo e ampliado.

A Unidade de Saúde ganhou ainda um novo piso, um primeiro andar, onde funciona o primeiro auditório do município para realização de palestras e reuniões com a capacidade para um bom número de pessoas em acomodações confortáveis.

No mesmo dia em que a cidade ganhou seu novo posto de saúde com o auditório, recebeu também a Unidade Mista de Saúde Aristóteles Correia de Queiroz no prédio do antigo Hospital de Gurjão que, após uma completa reforma, volta a servir à saúde do município, uma reivindicação de muitos anos da população.

A próxima etapa na ampliação do atendimento em saúde é a criação da unidade descentralizada, levando os profissionais até a Zona Rural do município para atenderem nos grupos escolares que passam por ampla reforma. A equipe será comandada pela médica cubana Mildrey Nunez.

Além das escolas da zona rural, as duas escolas municipais da zona urbana passam por grande reforma com troca de todo piso e teto, climatização de todas as salas de aula com instalação de ar condicionado em cada uma delas, instalação de quadro branco e data show também em todas as salas de aula e a implantação de uma nova fachada com arte em mosaico, onde os próprios alunos praticaram o que aprenderam em oficinas com o tema. A reforma nas escolas foi tão grande que o Prefeito Ronaldo a descreveu cunhando a seguinte frase: “O endereço é o mesmo, a escola é outra”.

Enxergando além das dificuldades, a Prefeitura tem trabalhado para melhorar a cidade e já anuncia que outras obras virão em breve conduzindo Gurjão a um futuro promissor.

sábado, 7 de março de 2015

VENTANIA FAZ COBERTURA DE CAMPO DE FUTEBOL DESABAR EM CIDADE DO CARIRI

|0 comentários
A chuva bem que ensaiou chegar, mas foram os ventos fortes que fizeram estrago nesta quinta-feira (05) na cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba. Na tarde da última quinta-feira, a cobertura da arquibancada do campo de futebol, O Ribeirão, desabou após uma forte ventania.

A população se aglomerou no local e a imagem ganhou as redes sociais. Por pouco, a estrutura metálica não atingiu casas localizadas próximo ao campo. No Cariri, a maior chuva registrada foi em Caraúbas, onde choveu 66 milímetros.

VEJA ONDE MAIS CHOVEU:
Parari: 19,7mm
Taperoá: 2mm
Caraúbas: 66mm

PREFEITURA DE SUME VAI LEILOAR E SACRIFICAR ANIMAIS APREENDIDOS NAS RUAS

|0 comentários
Aconteceu na tarde de quinta-feira (05), uma reunião para definir a problemática dos animais de rua do município de Sumé. Participaram do encontro o prefeito de Sumé doutor Neto, o vice-prefeito Éden Duarte, o secretário de Saúde Antônio Carlos Sarmento, o secretário de Serviços Urbanos Gilvan Gonçalves e o veterinário Ricardo Morato.

Durante a reunião ficou definido que será cumprido o Código de Postura do Município, que diz que os animais serão aprendidos e mantidos em locais de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

Os animais produtivos (jumento, vacas e outros) serão aprendidos e mantidos com tratamento e alimentação por um prazo de sete dias, caso os donos não os procurem, os mesmos serão leiloados.

Os demais animais, cachorros e gatos, serão aprendidos e terão os cuidados necessários, caso os donos não os resgatem, os mesmos passarão por sacrifício no prazo de sete dias.

De acordo com o prefeito Neto, já foi acertado preliminarmente com um funcionário da Fundação Nacional de Saúde, que tem os conhecimentos necessários, para fazer o sacrifício sem sofrimento para os animais.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Sarmento, destacou a importância da reunião e principalmente os encaminhamentos, porque essa é uma problemática que vem sendo discutida a algum tempo, de acordo com ele, as decisões tomadas irão proporcionar bem estar e saúde à população sumeense.

VITRINE DO CARIRI

VEREADOR GURJAOENSE DECLARA PUBLICAMENTE APOIO A BANCADA DE SITUAÇÃO NA CAMARA

|0 comentários
Nesta sexta-feira (6), a Câmara de Gurjão retomou suas atividades iniciando o pleito de 2015 que será comandado pelo novo presidente da Casa, o vereador Edivaldo Morais da Silva “Vau”.

Além de diversos representantes da população local, a primeira sessão ordinária do ano contou com a presença de todos os parlamentares e do prefeito da cidade, Ronaldo Queiroz. “É com muito orgulho que hoje, depois de três mandatos de vereador, inicio uma sessão como presidente. É momento de se unir e trabalhar ainda mais pensando no melhor para o povo de Gurjão e no fortalecimento desta casa”, afirma Vau.

Durante a ocasião, os vereadores fizeram uma avaliação do pleito passado e falaram sobre as expectativas para este biênio. Mas a revelação da noite ficou por conta do vereador Marcelo Farias, que declarou publicamente que a partir de agora vai integrar a bancada da situação.

“A união faz a força, entendo que o prefeito desta cidade vem fazendo um governo que tem compromisso com o povo, então nessas condições não poderia pensar diferente. Declaro meu apoio a Ronaldo e venho contribuir com este grupo político e com o desenvolvimento de Gurjão”, relata Marcelo.

O prefeito da cidade afirma que recebe o vereador de braços abertos e acredita que ele só vem somar com o trabalho que já está sendo desenvolvido. “Vamos nos unir e juntos podemos fazer muito mais pelos gurjãoenses. Ficamos felizes com a vinda do vereador Marcelo para a situação, desse modo vemos que nosso trabalho e nosso amor por este município está sendo reconhecido pelo legislativo local”, disse o prefeito.



DE OLHO NO CARIRI

DEPUTADOS DEFENDEM A READMISSÃO DE ENFERMEIRA FLAGRADA DANÇANDO NO TRAUMA DE CG

|0 comentários
A Assembleia Legislativa vai encaminhar um pedido a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Abath e ao diretor do hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo Almeida, pedindo a readmissão da enfermeira Priscila Guedes, que foi demitida após ter sido flagrada em um vídeo divulgado pelas redes sociais dançando dentro da unidade de saúde.

O assunto foi levantado nesta quinta-feira (05) pelo deputado Frei Anastácio, em pronunciamento do deputado Frei Anastácio (PT) feito da tribuna da Assembleia. 

Por sugestão do presidente Adriano Galdino ficou definido que o Poder Legislativo vai encaminhar um requerimento assinado por todos os deputados estaduais e encaminhado à Secretaria de Saúde e a Direção do Trauma de Campina Grande solicitando a readmissão da enfermeira por entender que a mesma não praticou nenhum ato que desabonasse o hospital, a profissão ou aos pacientes.

LAVA JATO: AGUINALDO RIBEIRO SERÁ INVESTIGADO POR CORRUPÇÃO NA PETROBRAS

|0 comentários
A esperada lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com 54 nomes de políticos envolvidos na operação Lava Jato, foi enfim revelada na noite desta sexta-feira, após ser mantida em suspenso durante toda a semana.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a investigação de 47 políticos suspeitos de participação no esquema de desvio de recursos na Petrobras e decidiu pela quebra do sigilo. Foram deferidos abertura de 21 inquéritos.

Entre os principais acusados estão os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ambos do PMDB.

A operação Lava Jato investiga um esquema de cobrança de propina para favorecimento de contratos na Petrobras.

Além de Cunha e Calheiros, outros nomes de políticos de importância aparecem na relação.

VEJA A RELAÇÃO DOS PROCESSOS ARQUIVADOS E DOS PEDIDOS DE INQUÉRITOS

PP
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Renato Balestra (GO)
- Deputado Lázaro Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e ex-vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

PSDB
- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB
- Senador Fernando Collor (AL)

Arquivamentos
Além dos pedidos de abertura de inquérito, o Ministério Público Federal pediu o arquivamento em outros sete casos, entre os quais os dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado à Presidência da República, e Delcídio Amaral (PT-MS); e dos ex-deputados Alexandre Santos (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-presidente da Câmara.

]Outros três - os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Romero Jucá (PMDB-RR) e o deputado e ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) - tiveram parte das acusações arquivadas, mas serão alvos de inquérito em relação a outra parte.
Leia abaixo as decisões do ministro conforme publicação no site do Supremo Tribunal Federal:

PB HOJE

sexta-feira, 6 de março de 2015

EX-PREFEITO DO CARIRI DENUNCIA QUE RIOS TAPEROA E PARAIBA RECEBEM LIXOS E ESGOTOS, E FAZ ALERTA

|0 comentários
Lixo e esgotos residenciais e hospitalares de 21 municípios são jogados dentro dos rios Taperoá e Paraíba e levados diretamente para o açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão. O Epitácio Pessoa abastece mais quase 1 milhão de habitantes de Campina Grande e de vários municípios do Agreste paraibano.

O rio Taperoá tem 150 quilômetros de extensão e é o principal afluente do rio Paraíba. Os dois rios se encontram no açude Epitácio Pessoa, que também recebe água poluída dos esgotos de Campina Grande, inclusive com metais pesados advindos de solução de baterias.

A denúncia é do ex-prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura (sem partido), um dos poucos políticos do Cariri que se preocupam com o meio ambiente, assim como os ex-deputados Carlos Batinga e Francisco de Assis Quintans.

Deoclécio espera que o Governo Federal libere recursos colocados no Orçamento da União pelo ex-senador Vital do Rêgo Filho para tratamento dos esgotos nas cidades que serão contempladas com o projeto de transposição do rio São Francisco. Segundo ele, de nada adiantará a água do São Francisco chegar ao rio Paraíba, se as cidades continuarem jogando lixo, esgotos residenciais e esgotos hospitalares no local.

Deoclécio sustenta que Taperoá ficará isenta de receber água do canal do São Francisco, que sera jogada no rio Paraíba poluído, porque a cidade será contemplada pela adutora do Pajeú. A adutora captará água no rio São Francisco para abastecer vários municípios do Sertão de Pernambuco e entrará na Paraíba por Maturéia e Teixeira, com destino a Taperoá, por um lado, e a Princesa Isabel, por outro, abastecendo também Cacimbas, Desterro e Livramento, entre outras cidades.

O ex-prefeito denunciou o descaso do poder público em relação ao esgotamento sanitário da cidade, que deveria estar 100% concluído. As obras tiveram início no dia 5 de março de 2013 e deveriam ter sido concluídas no dia 5 de março de 2014. “Estamos no dia 1º de março de 2014 e somente 24% das obras foram concluídas”, disse Deoclécio, que percorreu vários pontos da cidade com a reportagem do Correio para mostrar como estão as obras financiadas pelo PAC 2.

Grande parte da cidade de Taperoá está esburacada há dois anos e a obra quase não andou. Os canos destinados à coleta dos esgotos estão amontoados no parque de exposições do município e muitos já foram roubados. Ao mesmo tempo, o hospital joga os esgotos diretamente no rio Taperoá. O mesmo acontece com os esgotos residenciais e com o lixo. O Governo Federal liberou R$ 8 milhões para a obra, numa parceria com a Prefeitura.

VITRINE DO CARIRI

CPI DA PETROBRAS TEM SESSAO TENSA E COM GRITARIA ENTRE DEPUTADOS

|0 comentários
O presidente da CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou nesta quinta-feira (5) a criação de quatro sub-relatorias que ficarão sob o comando do PSDB, PTB, PSC e PR. Motta indicou os nomes sem submetê-los ao plenário. Partidos contrários à medida, como o PT e o PSOL, protestaram, e houve forte discussão e gritaria entre os parlamentares.
As sub-relatorias serão comandadas pelos deputados Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), André Moura (PSC-SE) e Altineu Côrtes (PR-RJ).
A justificativa de Motta para a criação das sub-relatorias é descentralizar os trabalhos. Na prática, vai enfraquecer os poderes do relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), em mais um indício de descontentamento do PMDB com o governo.
Diversos partidos se queixaram de não terem sido ouvidos sobre a criação de sub-relatorias ou para indicar nomes para assumir as vagas.
Aos gritos e com o dedo em riste, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) chamou o presidente da comissão de “moleque” diversas vezes.
“Não serei fantoche para me submeter.  Não tenho medo de grito”, rebateu Motta, exaltado.
“Não fomos ouvidos para nenhuma candidatura. É um fato grave, estranha, causa desconfiança entre aqueles que formam o bloco”, afirmou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acrescentando que a legenda deixará o bloco parlamentar com o PSDB e o PSB.
Para o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a formação das sub-relatorias não pode ser feita “a partir de acordo de coxia”.
Motta rebateu as críticas dizendo que o regimento da Casa não impõe nenhum impedimento para que o presidente da comissão indique sub-relatores. “Não abrirei mão de indicar as sub-relatorias”, afirmou.
Instalada na semana passada, a comissão que vai apurar denúncias de desvios na Petrobras realizou a sua primeira reunião efetiva de trabalho nesta quinta.
Sub-relatorias
A primeira sub-relatoria, a cargo de Côrtes, vai investigar superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil.

A segunda, que terá Covas à frente, investigará a constituição de empresas subsidiárias e sociedades com o fim de praticar atos ilícitos.
A terceira ficará com Faria de Sá e será sobre o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda.
A última, sob o comando de Moura, vai apurar irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.
Vice-presidências
Foram eleitos nesta manhã os três vice-presidentes da CPI: Imbassahy (PSDB-BA), Felix Mendonça (PDT-BA), Kaio Maniçoba (PHS-PE).

O PT contestou a indicação da chapa única, alegando que não havia sido consultado. “Não temos objeção individual a ninguém, entretanto, não participamos de acordo para as vice-presidências”, queixou-se o deputado Afonso Florence (PT-BA).
Motta disse que não foi procurado pelos petistas ao longo da semana para que manifestassem interesse em indicar candidatos à vice-presidência. “Procuramos membros de partidos diferentes para ter composição eclética para darmos legitimidade a essa CPI”, afirmou.
Próximos passos
O colegiado ainda vai analisar e votar 336 requerimentos apresentados pelos partidos. Segundo a secretaria da comissão, Motta pretende ainda levar a voto um requerimento para contratar a consultoria Kroll para buscar recursos de delatores em contas no exterior.

O relator da CPI também deverá apresentar o seu plano de trabalho.