OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

sábado, 13 de setembro de 2014

ESCOLA ESTADUAL DE GURJÃO É DESTAQUE NO 3º ENCONTRO DO PROEMI


Gestores escolares e professores avaliaram positivamente a implantação do Programa Ensino Médio Inovador na rede estadual de ensino durante o 3º Encontro do Proemi, na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em Campina Grande.

Durante o evento, a Escola Estadual de Ensino Médio "Juarez Maracajá" localizada na cidade de Gurjão, ganhou destaque depois que o professor Suetônio Matias apresentou o projeto "Seminário Literário, Literatura no Juarez: "Bota pra fazer". Suetônio é professor de língua portuguesa da escola e há seis anos implantou o projeto que contribui com o processo de ensino aprendizagem dos alunos e movimenta a cultura da cidade. 

O Seminário foi reconhecido pela Secretaria de Educação do estado como uma das melhores práticas pedagógicas da Paraíba. "Este reconhecimento rendeu-me uma apresentação no 3º Encontro do Proemi, oportunidade na qual enfatizei o mérito dos alunos, os quais aparecem como os verdadeiros protagonistas deste importante evento", afirma o professor. 

Para a realização do Seminário Literário, a cada ano o professor seleciona uma temática geral e as turmas apresentam seus trabalhos através de exposição oral, painéis, cartazes, dramatizações e outros métodos que vão de acordo com a criatividade.

A comunidade escolar se envolve no evento e unida  faz com que a literatura não se resuma apenas a historicismos literários, mas sim a algo capaz de formar o indivíduo de maneira crítica por meio da humanização que só a leitura é capaz de trazer.


Mais sobre o 3º Encontro do Proemi 

Além de palestras proferidas por especialistas, a programação do evento contou com a apresentação de projetos desenvolvidos em 27 escolas e será finalizado com a palestra “A implementação do Proemi na Paraíba: desafios da Educação Integral no Ensino Médio”, pela gerente do Ensino Médio e Educação Profissional, Ana Célia Lisboa. 

O encontro teve início na quarta-feira (10), com a participação de mais de 500 educadoresO objetivo do encontro é propiciar a aproximação entre as escolas e a interação espontânea entre os profissionais da educação, criando espaço para a divulgação das experiências bem sucedidas e reflexão crítica em projetos.

Edições anteriores – O Encontro do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) já aconteceu em Monteiro e Cajazeiras, nos anos de 2012 e 2013, respectivamente, reunindo mais de 600 participantes para discutir temas como Currículos, Projeto Político Pedagógico e Juventude, Universalização do Ensino Médio, Ensino Médio Integral e Educação do Campo, além do compartilhamento de experiências exitosas nas escolas que contam com o Programa.

O Proemi foi instituído na Paraíba em 2012, com 27 escolas em 22 municípios. Em 2013, o programa foi ampliado para 48 escolas em 38 municípios e, em 2014, o Proemi funciona em 49 escolas localizadas em 40 municípios, beneficiando 38.068 alunos nos três anos do Ensino Médio.

Proemi – O Programa Ensino Médio Inovador é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Básica. Foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio

0 comentários:

Postar um comentário