OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2015

JOVEM GURJÃOENSE PARTICIPA DE EVENTO DO GOOGLE E TEM PROJETO SELECIONADO

O jovem Bueno Aires, natural da cidade de Gurjão, está participando de um evento global de empreendedorismo social promovido pelo Google. Ele foi selecionado depois de desenvolver um aplicativo que beneficia diretamente as pessoas que perderam a visão ou que já nasceram assim, como também idosos ou pessoas com visão reduzida.

O Startup Weekeend Change Makers Google acontece simultaneamente em seis cidades ao redor do mundo Rio de Janeiro, Maceió, Goiânia, Recife, Guarulhos e Tokyo entre os dias 27 e 29 de março. O aplicativo desenvolvido pelo jovem caririzeiro funciona em conjunto com um aparelho que emite alertas aos portadores de deficiência visual e será financiado pelo Google e por outros investidores.

“Um exemplo prático de utilização do aplicativo seria em semáforos. O aparelhinho fica no semáforo emitindo sinal, quando um portador se aproximar automaticamente ele vai ser alertado se o sinal está fechado ou não” relata Bueno que ainda informou que o aplicativo serve para alertar os portadores de possíveis riscos, como sinal fechado, rampas, escadas e até mesmo para o uso comercial de lojas em shoppings ou aeroportos.

O projeto Visão auditiva 2.0 foi selecionado entre milhares de ideias de jovens que foram enviadas para o evento. Durante 54 horas jovens empreendedores, desenvolvedores, designers, líderes sociais e mentores estarão reunidos para apresentar soluções que combinem a força do empreendedorismo e da tecnologia para a resolução de problemas sociais.

Bueno não fez curso na área de tecnologia, mas por seu talento com aplicativos chamou atenção de dois pesquisadores da cidade de São Paulo que desenvolveram a ideia inicial do Visão auditiva 2.0 e contaram com a contribuição do jovem caririzeiro com relação a parte tecnológica. Trata-se do pesquisador da USP Marcel Stefan, que vai para um congresso na Índia para defender seu doutorado e Carlos Ribas, que ressaltam o quanto Bueno veio agregar valor ao projeto. “Nós apostamos na ideia dele e acreditamos que o projeto dele tem um apelo social muito forte e pode contribuir com as pessoas que possuem deficiência visual minimizando o problema da locomoção e oferecendo mais independência a esse público”.

O gurjãoense relatou a nossa reportagem a felicidade em estar participando do evento. “É como seu eu tivesse ganhado na “loteria” porque são 120 projetos e só são selecionados os melhores.Eu tive a sorte de ter um mentor muito bom, ele quem me mostrou o caminho. Tenho certeza que serão os três melhores dias da minha vida, vou representar Gurjão e a Paraíba aqui” afirma. O aplicativo de Bueno já está patenteado e passou pela fase de validação do evento ficando entre os 43 escolhidos para o financiamento.


De Olho no Cariri - Roberta Lucena

0 comentários:

Postar um comentário