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quarta-feira, 12 de março de 2014

PB COMERCIALIZARÁ PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NA COPA


Com apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), famílias agricultoras da Cooperativa Agropecuária de Uruçu (Hidroçu) de São João do Cariri, região administrativa de Serra Branca, vão comercializar seus produtos hidropônicos durante a Copa do Mundo.

Com a Declaração de Aptidão ao Produtor (DAP), emitida pela Emater Paraíba, a Hidroçu foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e agraciada com o SIPAF (Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar) para participar do Quiosque Brasil Orgânico e Sustentável, no período de 15 a 21 de junho, em Salvador (BA), uma das cidades sede da Copa, onde irá expor seus principais produtos à base de pimenta de cheiro desidratada, conserva de pimenta biquinho e pimenta desidratada em sachê.

De acordo com os extensionistas e responsáveis pela emissão da DAP Jurídica, Karina Queiroz e Cícero Romero, além de pimenta, as 30 famílias associadas da Cooperativa produzem hortaliças como alface, coentro, rúcula, pimentão, entre outras, e mantém um criatório de peixe.

A ação da Emater Paraíba voltada para a economia da agricultura familiar traz uma importância na sua liberdade de conduzir e transformar suas potencialidades, e com isto fazer com que a cidadania seja um fruto concreto e digno para as famílias agricultoras, segundo destacou o coordenador regional de Serra Branca, Antonio Alberto.

O projeto Brasil Orgânico do governo federal tem por objetivo promover a produção e consumo de alimentos orgânicos e sustentáveis no País, e com isso, garantir a geração de benefícios sociais e ambientais. A prioridade é valorizar os produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Os quiosques serão montados em áreas públicas das dez cidades sede da Copa do Mundo (São Paulo, Recife, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Natal e Curitiba) e neles estarão presentes seis empreendimentos da agricultura familiar, um de cada bioma para a venda direta de seus produtos na primeira fase dos jogos, ou seja, de 11 a 27 de junho próximo.

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