Ao chegar a São João do Cariri, vindo pela estrada que liga Parari a este municio, basta olhar a sua esquerda para ver a casa azul que pertence a João Mateus Ramos, o Dandão, um cidadão que diz ter 70 anos, mas quem o conhece afirma que ele tem mais idade.
Sem desfrutar do conforto da vida moderna, Dandão vive sozinho sem luz elétrica, mesmo morando na cidade, cozinha no famoso fogão a lenha. O único conforto que ele ainda tem é a água encana que fica no batente da casa.
O velho rádio a pilha é sua única companhia, já que nunca casou e brinca quando o assunto é mulher “ eu sou solteiro, nunca quis casar, também mulher não me procura, aí fiquei solteiro (risos)”. Diz que não casa por falta de pretendente e que já está velho para isso. Ouvinte assíduo da IND FM 107.7, não perde um só programa, aliás, tempo para este cidadão de São João é o que não falta.
O TRABALHO
Foi condutor por muito tempo de tropa de jumentos, cavou valetas para ganha a vida, mas a atividade que considera que ganhou dinheiro foi mesmo a carga e descarga do algodão. Da construção do açude dos namorados em 1934, Dandão não se lembra e apenas recorda que trabalhou na construção da ponte nova.
DANDÃO E FRANCISCO JÚNIOR |
Essas são algumas curiosidades que encontramos ao percorremos a cidade de São João do Cariri.
0 comentários:
Postar um comentário