OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BATINGA SOLICITA A CONAB AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DO MILHO NO CARIRI.


O deputado Carlos Bantiga (PSC) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa (ALPB) solicitando a superintendência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na Paraíba a ampliação da distribuição do programa do milho na região do Cariri, mais precisamente nos municípios de Serra Branca, Boqueirão e Taperoá.

No requerimento, Batinga destaca que atualmente a aquisição e distribuição de sementes de milho subsidiados, vem acontecendo apenas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro e Patos. “Como forma de descentralização e para o melhor atendimento aos agricultores da região do cariri paraibano, solicitamos a essa Superintendência que sejam criados novos pontos de distribuição e aquisição do milho nas cidades de Boqueirão, Serra Branca e Taperoá, o que facilitará o deslocamento dos produtores”, declarou.

Torta de Algodão e Farelo de Soja

Além da Conab, na semana passada Batinga apresentou requerimento solicitando a Empasa (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas) a ampliação da distribuição de Torta de Algodão e Farelo de Soja nos municípios de Serra Branca, Boqueirão e Taperoá; e outro a secretaria estadual de Infraestrutura, requerendo a regularização da distribuição da foragem tipo silagem aos produtores rurais nos municípios do Cariri paraibano atingidos pelos efeitos da estiagem.

No requerimento, Batinga ressalta que a Paraíba enfrenta a maior seca dos últimos 80 anos e que a estiagem vem provocando a dizimação de quase todo rebanho de caprinos, bovinos e ovinos, no semi-árido, com reflexo maior no cariri, curimatau e sertão. “O Governo do Estado anunciou um programa de distribuição de forragem, na tentativa de salvar o restante do rebanho, fato que não está acontecendo, com a regularidade esperada”, lamentou.

Batinga acrescentou que, em alguns municípios do Cariri, exemplo de Parari, São José dos Cordeiros, Gurjão, Santo André e Caraúbas, a distribuição da ração ocorreu pela ultima vez no mês de novembro do ano passado. De acordo com o deputado, o fato só demonstra a falta de gestão do programa por parte do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário