OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2013

COLUNA: ALGO SOBRE... O PODER DO POVO NÃO É BRINCADEIRA

COLUNISTA SUETONIO FARIAS
No Egito há mais de dois anos, na primavera árabe, o povo depôs do poder Hosni Mubarak e elegeu democraticamente Mohamed Mursi. Hoje, quarta-feira, milhares de pessoas foram às ruas pedir renúncia do presidente. Esse levante popular foi reforçado por um golpe militar, e tudo isso devido à constatação de que o ex-presidente não estava cumprindo com as promessas feitas à população, mais ainda, ele era visto como um fantoche de uma seção muçulmana.

Em síntese, o povo colocou no poder e o mesmo povo tirou (mesmo que através de um golpe de Estado).

E se esse acontecimento político do Egito acontecesse aqui, no Brasil? Claro que um golpe de Estado traz à mente as trevas da ditadura, mas faça-se apenas uma ilação!

A pobre da Constituição Federal não passaria de letra morta, pois o que motivou esse evento no Egito foi justamente a falta de cumprimento das promessas para com o povo. Aqui, no Brasil, o que menos acontece é a fidelidade do que se diz em palanques com sua aplicabilidade na sociedade.

Esse governo petista em muito anda longe de justificar sua elegibilidade, de cumprir com a promessa messiânica de mudar o Brasil, tanto badalada nas retóricas eleitorais, e assim como no Egito, não é difícil de encontrar fantoche por aqui. 

Os políticos precisam apanhar todo dia pra saber quem é que manda, precisam saber que "os povos deram a si mesmos chefes para defender sua liberdade e não para os sujeitar" (Rousseau).

Que o Senhor nos livre de uma guerra civil e muito menos da fumaça da ditadura, mas pena que uma ação da magnitude egípcia não acontecerá por aqui. Motivos não faltam. Seria emocionante!

0 comentários:

Postar um comentário