OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE GURJÃO FAZ BALANÇO DE PRIMEIRO MÊS DE GESTÃO.

Foto: Luiz Garcia ((( Gurjão Região em Destaque )))

O mês de janeiro foi de desafios e expectativas para a nova administração do município de Gurjão.

O prefeito Ronaldo Queiroz iniciou seu mandato focando nas realizações futuras e por isso montou uma comissão para apurar a situação deixada pelo gestor anterior.
Essa comissão fará um relatório que mostrará em detalhes todos os dados colhidos e que deveriam ser passados na transição de governo que não aconteceu.

A comissão continua seus trabalhos e concluirá após 120 dias de governo, prazo determinado por Ronaldo para conclusão das atividades da comissão e divulgação do balanço dos primeiros dias do novo governo.

Apesar do balanço geral do novo mandato sair após 120 dias, o prefeito fez uma parcial desses primeiros 31 dias do mês de janeiro.

O primeiro desafio à frente da Prefeitura de Gurjão foi o salário de dezembro de 2012 que não foi pago pela administração anterior.

Ronaldo explicou que os salários atrasados seriam pagos, apesar de não estipular uma data para isso. Segundo o prefeito, o pagamento dos salários, assim como várias outras dívidas em atraso encontradas na Prefeitura, se dará a partir de análise de empenhos deixados em balancete financeiro que o prefeito anterior precisaria ter entregue ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), aos arquivos da Prefeitura e à Câmara Municipal até o dia 31 de janeiro.

Mesmo aguardando a análise desses dados, o prefeito Ronaldo adiantou que o dinheiro do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que deveria ser utilizado para pagamento dos professores foi transferido para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o que não é permitido.

Com relação ao salário de janeiro de2013, aprefeitura precisou pagar o empréstimo consignado dos servidores junto aos bancos Bradesco e Banco do Brasil, referente à folha de dezembro deixada em atraso.

O pagamento foi feito para evitar que os servidores que contraíram empréstimos consignados com esses bancos tivessem seus nomes inseridos nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA ou tivessem duas parcelas do empréstimo descontadas na folha de janeiro.

INFRAESTRUTURA

Já no primeiro dia da nova gestão, a cidade passou a ganhar cara nova.

As principais ruas ganharam reposição de paralelepípedos nos calçamentos para consertar falhas e cobrir buracos, as lombadas foram adequadas aos padrões de formatos e tamanhos e pintadas com cores chamativas para evitar incômodos e acidentes.

A principal estrada que dá acesso à comunidade rural Riacho Salgado teve seus dois mata-burros refeitos, já que os que ali se encontravam estavam completamente destruídos, representando grande perigo a todos que trafegam naquela estrada diariamente.

O prefeito Ronaldo ainda conseguiu junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) a recuperação do asfalto da PB-176 que liga a sede do município à BR-412, como também o conserto da ponte naquela rodovia que representava grande perigo já que havia uma separação da estrutura da ponte com o asfalto.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Gurjão é referência na região em realização de festas e eventos e uma de suas tradicionais festas é a do padroeiro São Sebastião.

O evento ocorre todos os anos no mês de janeiro sob a organização da Igreja Católica e este ano teve como sua maior patrocinadora a Prefeitura que foi responsável por várias ações como deslocamento das equipes de organização, estrutura, logística e toda a parte de contratação de bandas para a festa social.

 SAÚDE

A Secretaria de Saúde divulgou balanço dos atendimentos realizados no seu primeiro mês.
O número dos atendimentos surpreendeu a equipe pelo seu tamanho, foram 797 visitas domiciliares realizadas, 269 consultas médicas na Unidade de Saúde, 387 acompanhamentos a hipertensos e diabéticos, 532 exames laboratoriais, 596 atendimentos odontológicos, 67 serviços prestados através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) entre consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias. Além disso, vários acompanhamentos e distribuição de medicamentos foram realizados pela Secretaria.

 AGRICULTURA

A pasta de agricultura tem um desafio particular: trabalhar para amenizar os efeitos da seca no município.

E foi por isso que a prefeitura celebrou convênios com as secretarias estaduais de infraestrutura e agricultura, como por exemplo, convenio para cobrir despesas com o fornecimento de água na zona rural através de carros pipa.

O acesso ao açude municipal por pipeiros de outros municípios foi disciplinado para garantir a integridade do reservatório neste período crítico.

A Secretaria de Agricultura divulgou recentemente uma lista com 38 famílias contempladas com programa de construção de cisternas.

A intenção é que cada família que reside na zona rural do município disponha de um reservatório de água próprio e, por isso já conta com uma segunda etapa do programa que contemplará as poucas famílias que ficaram de fora da primeira.

 EDUCAÇÃO

Com a data da volta às aulas marcada para o próximo dia 18 de fevereiro, a Secretaria de Educação trabalha para realizar as matrículas dos alunos, pequenas reformas nas escolas municipais e a preparação dos veículos que farão o transporte dos alunos, contando inclusive com o aumento da frota de ônibus escolares para os próximos dias.

Para garantir uma educação de qualidade a Secretaria de Educação se une à Secretaria de Agricultura para adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e assim fortalecer a economia do município e dispor aos alunos comida de qualidade.

O prefeito Ronaldo Queiroz comemorou o primeiro mês de seu governo, afirmando que este é o início de muitas realizações que se seguirão nos próximos dias e que fará uma gestão popular, com a Prefeitura aberta a críticas e sugestões de toda a comunidade. 
- Tivemos um mês de janeiro, inicio de uma administração que gera uma expectativa muito grande, já que é uma administração de mudanças.

Estamos abertos a solicitações, criticas, inclusive ao gestor, gestor que dizia ainda quando pleiteava a Prefeitura como candidato que esta seria uma administração diferente, que ajudará, que prestará seus serviços a toda comunidade gurjãoense. – Concluiu o prefeito.



0 comentários:

Postar um comentário