OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIA DE AGRICULTURA EM PARCERIA COM A EMATER INICIAM DISTRIBUIÇÃO DE PALMA EM SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS.


Teve início ontem (04), a distribuição de mudas da palma resistente a Cochonilha do Carmim no município de São José dos Cordeiros.

Este trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER/PB através do escritório local na pessoa do Técnico Ismar Vilar.

O trabalho de multiplicação é feito no viveiro do próprio município onde mesmo já contou com a ajuda da EMEPA (e o INSA na pessoa do Professor Daniel Duarte que também coordena com outras instituições parceiras o Gabinete da Palma a nível de Estado.

O viveiro de mudas do município é uma ação que está dentro do cronograma de trabalho do Prefeito Fernando Queiroz e que nesse momento visa a multiplicação da palma para tentar repor o que foi extinto pela Cochonilha.

Segundo o Secretário de Agricultura Jefferson Roberto, a distribuição pode ser considerada pequena, apenas 150 unidades inicialmente foram distribuídas para três agricultores familiares dos Sítios Lambaré e Barra do Mineiro recebendo 50 mudas cada um onde os mesmos assinam um termo de compromisso se responsabilizando pelo plantio.

Estamos fazendo a nossa parte e com certeza num futuro bem próximo estaremos viabilizando a distribuição de mais mudas e a determinação do Prefeito Fernando Queiroz, é focar na multiplicação da palma e mesmo estando num período crítico de seca não devemos cruzar os braços e sim buscar alternativas para melhorar a vida do homem e da mulher do campo.

Segundo o técnico da EMATER/PB  Ismar Vilar, esse trabalho está sendo muito positivo, pois o agricultor familiar está aceitando que só através da palma resistente a cochonilha e com as orientações técnicas corretas é que vamos iniciar o trabalho de recuperação dos campos de palma extintos pela cochonilha.

Ismar também frisou que só com parcerias fortes se pode começar a mudar a realidade do meio rural, a seca existe mais não podemos cruzar os braços temos que fazer a nossa parte.

0 comentários:

Postar um comentário