OUÇA A RÁDIO GURJÃO FM

..:: Total de Acessos ::..

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PARAÍBA GANHA UNIDADE DE TRATAMENTO DE ÁGUA

O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou, nesta sexta-feira (23), da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel/Sudene), em Maceió.

Na ocasião, foi lançado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o projeto piloto de ‘Tratamento da Água – Operação Carro-Pipa’.

Ainda no encontro foram apresentados pelos governadores os problemas que cada Estado vem atravessando em consequência da seca e os programas desenvolvidos pelos gestores para tentar minimizar os efeitos da estiagem.

Durante a reunião, Ricardo falou sobre a seca na Paraíba e ressaltou os investimentos do Governo do Estado em ações para minimizar os efeitos da estiagem.

“Eu penso que é fundamental estruturar a atividade para que ela consiga passar por essa crise profunda. A situação do semiárido é muito difícil, estamos entrando em outro ciclo de seca. É fundamental que possamos aprofundar algumas medidas, a exemplo da questão dos poços. Um plano de interação emergencial para todos os estados do Nordeste, para que os governos possam agir e fazer com que as pessoas saiam dessa grave situação que se encontram. Na Paraíba estamos realizando obras estruturantes. Amanhã (neste sábado) vamos assinar mais uma ordem de serviço de uma importante adutora que vai beneficiar a Cidade de Pocinhos e o distrito de São José da Mata. O governo está realizando 738 quilômetros de adutoras, um investimento através do PAC Estiagem”, afirma o governador.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ressalta a necessidade de projetos de longo plano.

“Nossa mata sofreu uma mudança climática evidente nos últimos anos. Precisamos de mais economia, refazer os arranjos produtivos, a agricultura familiar. A necessidade de uma visão mais larga e a longo plano. Entendemos que esse colegiado pode ser um espaço de empoderar esse debate”, defendeu Eduardo Campos.

Projeto “Tratamento da Água”

A ação tem o objetivo de garantir a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento de água no semiárido. Com o investimento de R$ 35 milhões, o projeto beneficiará mais de 460 mil pessoas em todos os estados do Nordeste. A água a ser tratada é a distribuída pela Operação Carro-Pipa na região do semiárido.

Como funciona

Cada estado será atendido por uma unidade móvel e indicará a localidade onde o projeto deve ser instalado.

As unidades ficarão próximas aos mananciais que abastecem os veículos da ‘Operação Carro-Pipa’. Nestes locais, os motoristas serão identificados automaticamente e receberão a água já tratada e pronta para o consumo humano.

Monitoramento

Será possível, em tempo real, observar todo o processo de tratamento da água, comprovando sua qualidade e o volume abastecido em cada carro-pipa. O sistema de informação do projeto – que utiliza energia solar – permitirá que sua gestão funcione integrada ao monitoramento e rastreamento da Operação Carro-Pipa, atualmente já realizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, destacou a importância do encontro. “Estamos aqui para melhorar boas ideias praticadas e para trabalhar os problemas do Nordeste, a exemplo das sequelas da seca”, pontua.

Já o superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Paes Landim, destacou que o desenvolvimento do Brasil passa pelo desenvolvimento da região Nordeste.

Também participam da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) os governadores: Cid Gomes (Ceará); Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte); Jackson Barreto (Sergipe); Wilson Martins (Piauí); além de representantes do governo de Minas Gerais, Bahia; Exército Brasileiro; Associação Brasileira de Municípios; Banco do Nordeste do Brasil; Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio; representantes do setor do álcool e açúcar, deputados e senadores da região Nordeste.

Ricardo esteve acompanhado do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

Transposição

Antes da reunião da Sudene, o governador Ricardo Coutinho acertou com o ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra, sua visita à Paraíba nesta segunda-feira (26), quando assinará a Ordem de Serviço para início das obras da meta 3 leste da transposição do Rio São Francisco, as 15h30, na cidade de Monteiro.

0 comentários:

Postar um comentário